Lula

Lula faz discurso anti-pessimismo em inauguração da fábrica da Itaipava

Ex-presidente veio ao Estado para o evento privado e mandou recado para a oposição. Também disse que é um homem livre para tomar cerveja em público

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 17/04/2015 às 21:08
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Ex-presidente veio ao Estado para o evento privado e mandou recado para a oposição. Também disse que é um homem livre para tomar cerveja em público - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Era para ser uma palestra motivacional para cerca de dois mil funcionários e convidados da fábrica da Itaipava, em Itapissuma, mas o ex-presidente Lula transformou o espaço em um palanque e madou um recado para a oposição e para os “pessimistas” que estão descrentes com o Brasil. Dois dias da prisão do tesoureiro do PT na operação Lava Jato, o ex-presidente, sem citar nomes, preferiu não sair em defesa do correligionário. A tarde com cerveja liberada no galpão da planta teve ainda defesa da Petrobras e do ajuste fiscal proposto pela presindente Dilma Rousseff (PT), além de falas acaloradas ao ex-governador Eduardo Campos.

Citando dados de uma pesquisa divulgada em um jornal nacional, onde mostrou que aumentou a parcela da população que acredita no aumento do desemprego, na piora da economia, no aumento da inflação e perda do poder de compra, Lula afirmou que é preciso acreditar no Brasil para incentivar o crescimento da economia. “Se a gente continuar nesse País com a expectativa negativa que a gente tem, a gente não vai vender a sua cerveja Itaipaiva (dirigindo-se ao presidente do Grupo Petropólis, Walter Faria)”, declarou o presidente. “Se alguém duvidar da capacidade de crescimento desse País, se alguém acreditar que esse País não vai dar certo, vai quebrar a cara”, acrescentou.

Lula também defendeu o ajuste fiscal que a presidente Dilma Rousseff tenta aprovar no Congresso. “O ajuste, qualquer economista sabe, uma dona de casa sabe. O Paulo sabe que quando o Eduardo entrou no Estado fez um ajuste. E  ele sabe que, mesmo sendo governador, quando a economia apertar, ele vai fazer um ajuste. O Estado não pode gastar mais do que arrecada”, explicou Lula. 

“A Dilma fez o ajuste porque era necessário fazer”, defendeu o petista. “Tenho certeza que a partir do segundo semestre, esse País volta a crescer”, completou. 

O ex-presidente também saiu em defesa da Petrobrás. “Eu vejo no jornal as pessoas dizendo que a Petrobrás acabou. A Petrobrás não só não acabou, como de janeiro para cá passou a crescer 50%”, declarou. 

CERVEJA

Durante a fala, Lula comentou que estava numa inauguração de uma cervejaria bebendo água. E quando foi servido de um copo de cerveja, disparou: “A minha assessoria deve estar p*** da vida comigo porque dizem que político não pode aparecer bebendo. Primeiro, eu não tenho mandato, não recebo salário público, então eu posso fazer o que eu quiser. Sou dono da minha vida e eu posso dar uma bicadinha na sua cerveja. Quem não está gostando são os seus adversários”, disse, mais uma vez referindo-se a Walter Faria. 

Últimas notícias