EDUCAÇÃO

Não faltam recursos para custeio, diz ministro da Educação sobre repasse para universidades federais

Segundo Renato Janine, pasta está em dia com repasse para as instituições

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 12/05/2015 às 14:17
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Segundo Renato Janine, pasta está em dia com repasse para as instituições - FOTO: Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Leitura:

O ministro da Educação, Renato Janine, afirmou nesta terça-feira (12) que a pasta está em dia com os repasses para as universidades federais e disse "estranhar" o caso da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde as aulas foram interrompidas por falta de pagamento de funcionários de limpeza e segurança.

"Não sei dizer por que chegou [a essa situação]. Por isso mesmo estranhamos muito as notícias", disse o ministro após participar de encontro com a Andifes (associação de reitores das federais).

Até abril, segundo o ministro, foram repassados R$ 1,5 bilhão para as universidades federais, para pagamento de despesas com custeio. A UFRJ recebeu cerca de R$ 80 milhões. "Não está faltando custeio. (...) Obviamente, enxugando eventuais excessos, os valores serão repassados", disse Janine.

Em janeiro e fevereiro, o MEC reduziu o repasse para as instituições, motivado pelo bloqueio de recursos do orçamento de toda a Esplanada. A partir de março, a verba foi regularidade, destacou o ministro. "De fato, [a redução dos valores] nos dois primeiros meses do ano deixou problemas. Mas desde que isso se normalizou, os problemas estão reduzindo", disse.

O reitor da UFSCar e presidente da Andifes, Targino de Araújo, também mostrou otimismo: "Hoje o ministro nos tranquilizou, [dizendo] que não haverá cortes no custeio".

Últimas notícias