STF

Pressão do público é fundamental para processos contra poderosos, diz Moro

Sem citá-la nominalmente, Moro elogiou "as importantes medidas de uma colega", a juíza Célia Regina Bernardes

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 27/10/2015 às 15:15
Foto: ABr
Sem citá-la nominalmente, Moro elogiou "as importantes medidas de uma colega", a juíza Célia Regina Bernardes - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O juiz federal Sergio Moro disse nesta terça-feira (27) que não se deixa levar pela opinião pública, mas que a pressão do público é fundamental para que as instituições funcionem em processos envolvendo crimes complexos envolvendo réus poderosos.

"O que determina as ações do juiz são os fatos, as provas e a lei. Em processos envolvendo crimes complexos e personagens poderosos, econômica e politicamente, a opinião pública é fundamental para que o juiz possa fazer valer a lei", disse Moro.

Ao falar no "Brazil Summit", evento organizado pela revista britânica "The Economist", Moro foi indagado sobre se o futuro da classe política do Brasil poderia repetir a Itália que, após a Operação Mãos Limpas, viu nascer a hegemonia do ex-premiê Silvio Berlusconi.

"Esse caso [Lava Jato] deve servir como um momento de clareza para o tamanho do problema [da corrupção] e para que as instituições se fortaleçam. Este fortalecimento das instituições diminui o risco Berlusconi", disse o magistrado.

Sem citá-la nominalmente, Moro elogiou "as importantes medidas de uma colega", a juíza Célia Regina Bernardes, que determinou a buscas da Operação Zelotes no escritório de um dos filhos do ex-presidente Lula.

O juiz voltou a defender uma reforma no sistema de recursos no sistema judiciário para tornar a aplicação da lei mais efetiva.

Moro disse que não é possível prever o fim da Lava Jato: "[O fim da operação] ainda é uma incógnita. Até por uma questão pessoal, estou um pouco cansado do trabalho, queria que a gente estivesse chegando no final, mas não é possível prever".

Últimas notícias