INVESTIGAÇÃO

Janot pede ao STF abertura de terceiro inquérito contra Delcídio

O novo pedido de inquérito, assim como as investigações contra Delcídio já abertas, é mantido sob sigilo na Corte

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 01/12/2015 às 20:27
Foto: Abr
O novo pedido de inquérito, assim como as investigações contra Delcídio já abertas, é mantido sob sigilo na Corte - FOTO: Foto: Abr
Leitura:

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (1º), a abertura de mais um inquérito para investigar o senador Delcídio Amaral (PT-MS), preso na semana passada por tentativa de obstruir as investigações da Lava Jato. Este é o terceiro inquérito contra o parlamentar solicitado pela Procuradoria. 

O novo pedido de inquérito, assim como as investigações contra Delcídio já abertas, é mantido sob sigilo na Corte. Cabe ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Tribunal, autorizar as novas investigações contra o senador. A abertura das investigações é considerada praxe no STF.

Atualmente, o STF já tem 35 inquéritos abertos relativos à Operação Lava Jato, com 68 investigados, sendo 14 senadores. A lista inclui os dois inquéritos que foram abertos hoje por Zavascki. 

No primeiro, serão investigados Delcídio, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). No segundo, Renan, Jader e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), apontado como um emissário do presidente do Senado. Antes da prisão, o Supremo também havia autorizado uma investigação contra Delcídio pela tentativa de atrapalhar a investigações.

Últimas notícias