lava jato

STJ nega pedido de liberdade de José Carlos Bumlai

O empresário está detido de maneira preventiva na superintendência da Polícia Federal em Curitiba

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 02/12/2015 às 14:00
Foto: Agência Brasil
O empresário está detido de maneira preventiva na superintendência da Polícia Federal em Curitiba - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quarta-feira (2) o pedido de habeas corpus liminar para libertar o pecuarista José Carlos Bumlai. Apontado como amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bumlai foi preso na quinta-feira, 24, em uma das fases da Operação Lava Jato.

O empresário está detido de maneira preventiva na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. De acordo com as investigações, Bumlai participou de uma negociação irregular utilizada para quitar uma dívida de R$ 60 milhões do PT relativa à campanha de Lula em 2006. 

O pedido de liberdade do pecuarista havia sido negado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e seguiu para o STJ. A 5ª Turma do STJ ainda deve analisar o pedido de maneira colegiada, mas não há previsão para que o julgamento ocorra. 

Com a prisão dele, as investigações da Lava Jato, cujo núcleo é o esquema de desvios e corrupção na Petrobras, avançam sobre negócios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O pecuarista foi preso em um hotel em Brasília, onde havia se hospedado no dia anterior para prestar, na terça, depoimento à CPI do BNDES, na Câmara dos Deputados.

Últimas notícias