OPERAÇÃO CATILINÁRIAS

PF cumpre mandados em Pernambuco, no Distrito Federal e em mais seis estados

Objetivo é cumprir 53 mandados de busca e apreensão referentes a sete processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 15/12/2015 às 7:24
Foto: Divulgação Polícia Federal
Objetivo é cumprir 53 mandados de busca e apreensão referentes a sete processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato - FOTO: Foto: Divulgação Polícia Federal
Leitura:

Atualizada às 10h56

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e o ex-presidente da Copergás Aldo Guedes são alvos da Operação Catilinárias, da Polícia Federal. Em conjunto com o Ministério Público Federal, a PF deflagrou nesta terça-feira (15) a operação, que tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, referentes a sete processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. A finalidade é evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados.

Os mandados, expedidos pelo ministro Teori Zawascki, estão sendo cumpridos no Distrito Federal (9), bem como nos estados de Pernambuco (3), São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).  Um quarto mandado seria cumprido em Pernambuco, mas foi cancelado de última hora. As apreensões em Pernambuco ocorrem na Fazenda Esperança, em Brejão, no Agreste de Pernambuco, que pertence a Aldo Guedes e ao espólio de Eduardo Campos; na loja de presentes Grillo, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, também relacionada a Aldo Guedes e no escritório político de Fernando Bezerra Coelho em Petrolina.

As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos. Desde as 6h, agentes cumprem mandados de busca e apreensão na casa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. No Recife, foi apreendido um malote de documentos e dinheiro na loja Grillo.

Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa. Os investigados respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros.

O nome da operação tem origem nas Catilinárias, que são uma série de quatro discursos célebres do cônsul romano Cícero contra o senador Catilina.

Em nota enviada à imprensa, o senador disse que está à disposição para colaborar com as investigações. "O senador reitera sua confiança no trabalho das autoridades que conduzem este processo investigatório, acreditando no pleno esclarecimento dos fatos, e continua, como sempre esteve, à disposição para colaborar com os ritos processuais e fornecer todas as informações que lhe forem demandadas."

Últimas notícias