Governo

Cunha diz a aliados considerar que impeachment se encerra em março na Câmara

Processo continua em discussão na tarde desta quinta no plenário da Suprema Corte

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 17/12/2015 às 18:48
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom /Agência Brasil
Processo continua em discussão na tarde desta quinta no plenário da Suprema Corte - FOTO: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom /Agência Brasil
Leitura:

Confiante de que a maioria dos ministros Supremo Tribunal Federal (STF) manterá o entendimento do ministro Edson Fachin sobre a tramitação do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), considerou, nesta quinta-feira (17) em reunião com líderes partidários, que o processo de afastamento da petista deve ser concluído na Casa na segunda semana de março.

Em relatório apresentado ontem no STF sobre o rito de impeachment, o ministro Edson Fachin impôs derrota ao governo ao rejeitar pontos centrais na tentativa do governo de barrar o processo de afastamento iniciado na Câmara. O processo continua em discussão na tarde desta quinta no plenário da Suprema Corte.

De acordo com três líderes da base ouvidos pela reportagem, que se reuniram nesta quinta com o Eduardo Cunha, o cronograma discutido no gabinete da presidência da Câmara prevê que logo na primeira semana de fevereiro a instalação da comissão especial que conduzirá o processo de impeachment. 

Em seguida se suspenderá os prazos regimentais em razão do recesso do carnaval. E após esse período será aberto o prazo de 10 sessões para a presidente Dilma apresentar sua defesa e mais cinco sessões para se apresentar o relatório. Pelos cálculos de Cunha, o processo estaria no plenário na segunda quinzena de março.

Diante desse cronograma, Cunha, segundo entendimento dos líderes, não conta com a possibilidade de deixar o mandato. O pedido de afastamento do peemedebista do cargo foi apresentado ontem ao STF procurador-geral, Rodrigo Janot, mas a decisão dos ministros da Suprema Corte deve ocorrer após o recesso no Judiciário.

Segundo relatos dos três líderes, nas conversas Cunha também chegou a colocar em discussão a possibilidade de criar uma chapa avulsa para disputar as vagas da "chapa opositora" que ainda não foram preenchidas. No último dia 8 de dezembro, em votação secreta, o plenário da Câmara elegeu a chapa alternativa integrada por deputados de oposição e dissidentes da base governista para a comissão especial. Na ocasião, a chapa foi composta apenas por 39 deputados, restando a indicação de outros 26 para que se completasse o total de 65 membros.

Últimas notícias