encontro

PT tem feito autocrítica e reconhecido seus erros, diz Lula

Segundo ele, o PT precisa "perceber" que não nasceu para ser igual aos partidos trabalhadores, mas para mudar essa lógica

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 20/01/2016 às 13:50
Foto: Ricardo StuckertInstituto Lula
Segundo ele, o PT precisa "perceber" que não nasceu para ser igual aos partidos trabalhadores, mas para mudar essa lógica - FOTO: Foto: Ricardo StuckertInstituto Lula
Leitura:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que o Partido dos Trabalhadores errou e cometeu práticas que condenava, mas afirmou que a legenda tem reconhecido os erros. "O PT, através do presidente Rui Falcão, tem feito autocríticas, inclusive em notas oficiais, apesar do processo de criminalização do partido", afirmou, ao ser questionado por blogueiros, durante entrevista coletiva na sede do instituto que leva seu nome, em São Paulo.

Segundo ele, o PT precisa "perceber" que não nasceu para ser igual aos partidos trabalhadores, mas para mudar essa lógica. "No começo, fazíamos campanha vendendo de tudo, com voluntários. Hoje, ninguém quer trabalhar de graça, as campanhas foram ficando caras e parecem até filme de Hollywood e, de repente, o partido ficou igual aos outros e pessoas dentro do PT podem ter tido atitudes equivocadas", disse.

Apesar de reconhecer a necessidade da legenda de evitar que seus integrantes cometam ilícitos, Lula avaliou que não há como o PT ou qualquer pessoa "voltar às origens". O que é possível, segundo ele, é voltar a ter os mesmos compromissos e práticas.

"Quando eu era sindicalista, tomava cachaça às 5h da manhã antes fazer discurso na porta de fábrica para abrir a garganta", contou. "Eu não quero voltar às origens", disse, reforçando que o necessário é que o partido se comprometa com seus ideias.

Últimas notícias