saúde

Zika: Dilma receberá diretora-geral da OMS

No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo Zika em diversos países

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 22/02/2016 às 17:00
Foto: José Cruz/Agência Brasil
No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo Zika em diversos países - FOTO: Foto: José Cruz/Agência Brasil
Leitura:

A presidenta Dilma Rousseff deverá receber a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, nesta terça-feira (23), à tarde, no Palácio do Planalto. Margaret visita o Brasil esta semana para acompanhar a epidemia do vírus Zika no país.

A expectativa é que Dilma apresente à diretora-geral da OMS as ações que o governo tem adotado para erradicar o mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, do Zika e da febre chikungunya.

De Brasília, Margaret Chan deve ir ao Recife, pois Pernambuco registra o maior número de casos de microcefalia possivelmente associados à infecção pelo Zika (182 casos da malformação confirmados e 1.203 em investigação).

De acordo com o Ministério da Saúde, a visita da diretora-geral da OMS ocorre a convite do governo brasileiro.

No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo Zika em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de malformação congênita e síndromes neurológicas.

O Ministério da Saúde investiga pelo menos 3.935 casos suspeitos de microcefalia possivelmente associada ao vírus. Até o dia 13 deste mês, 508 casos foram confirmados e 837 descartados de um total de 5.280 notificações de estados e municípios ao governo federal.

Desde a quinta-feira (18), a notificação de casos suspeitos de infecção pelo Zika é obrigatória no Brasil. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, prevê que todos os casos suspeitos deverão ser comunicados semanalmente às autoridades sanitárias.

Últimas notícias