INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal cumpre mandados em seis estados em operação desdobramento da Lava Jato

PF está cumprindo mandados nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e do Distrito Federal

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 26/02/2016 às 7:47
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
PF está cumprindo mandados nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e do Distrito Federal - FOTO: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 26, a Operação "O Recebedor" resultado de desdobramento da Operação Lava Jato com base em informações colhidas em um depoimento de delação premiada e acordos de leniência que apontaram pagamento de propina para a construção de ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste. As investigações revelaram prática de cartel e lavagem de dinheiro ilícitos obtidos por meio de superfaturamento de obras públicas.

Os investigadores concluíram que as empreiteiras realizavam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e mais duas empresas sediadas no estado de Goiás, utilizadas como fachada para maquiar origem lícita para o dinheiro proveniente de fraudes em licitações públicas.

Os mandados estão sendo cumpridos no Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Em dezembro, a PF fez a primeira operação resultado de investigações da Lava Jato, a Crátons, que teve como foco a extração e comercialização ilegal de diamantes em terras dos índios cinta-larga, em Rondônia. A Lava Jato investiga esquema de corrupção na Petrobras.

Últimas notícias