GOVERNO

Temer recebe governadores em busca de solução para a dívida dos Estados

Um prazo maior para a carência deve servir como uma espécie de armistício na disputa que está sendo travada há meses em torno da questão dos débitos

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 20/06/2016 às 10:06
Foto: Ascom / VPR / Fotos Públicas
Um prazo maior para a carência deve servir como uma espécie de armistício na disputa que está sendo travada há meses em torno da questão dos débitos - FOTO: Foto: Ascom / VPR / Fotos Públicas
Leitura:

O presidente em exercício, Michel Temer, recebe nesta segunda-feira (20), às 15h, os governadores para tratar da renegociação da dívida dos Estados. Na sexta-feira (17), após o decreto de calamidade pública anunciado pelo governo do Rio de Janeiro, o presidente não quis comentar o assunto e disse que o tema seria tratado na reunião desta segunda-feira (20). 

Segundo interlocutores, Temer prefere a cautela a fim de evitar um possível efeito cascata, no qual outros Estados possam seguir o mesmo caminho para tentar pressionar o governo por mais recursos.

Os governos federal e estadual estudam desde a semana passada uma saída legal para que a União preste socorro financeiro emergencial ao Rio de Janeiro, a fim de garantir recursos ainda pendentes para a Olimpíada - além do dinheiro para pagar salários atrasados de servidores. 

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, depois do aceno do socorro de R$ 3 bilhões para o Rio de Janeiro, a ala política do governo defende um alívio maior que o oferecido pelo Ministério da Fazenda: uma moratória de dez meses. 

Um prazo maior para a carência deve servir como uma espécie de armistício na disputa que está sendo travada há meses em torno da questão dos débitos. O Ministério da Fazenda ofereceu apenas um mês de suspensão de 100% dos débitos e uma queda gradual da carência de 5% a cada mês.

 

Últimas notícias