Zelotes

Nova fase da Operação Zelotes cumpre dois mandados em Pernambuco

8ª fase da Operação Zelotes emitiu 34 mandados em três estados. Em Pernambuco, foram emitidos um mandado de busca e apreensão e outro de condução coercitiva

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/12/2016 às 8:53
Foto: ABr
8ª fase da Operação Zelotes emitiu 34 mandados em três estados. Em Pernambuco, foram emitidos um mandado de busca e apreensão e outro de condução coercitiva - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

A Polícia Federal (PF) anunciou, na manhã desta quinta-feira (1), a deflagração da 8ª fase da Operação Zelotes. No total, foram emitidos 34 mandados judiciais em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. A operação tem como objetivo investigar organizações criminosas que atuavam num esquema de manipulação no andamento de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

 

Dos mandados judiciais emitidos, 21 são mandados de busca e apreensão e 13 se tratam de mandados de condução coercitiva. Em Pernambuco, foram emitidos um mandado de busca e apreensão e outro de condução coercitiva.

De acordo com informações repassadas pela assessoria da PF, esta fase da operação aponta a existência, entre os anos de 2006 e 2015, um conluio entre o CARF e uma instituição financeira.

Ainda de acordo com a PF, também foram identificados um sucesso na manipulação de processos administrativos fiscais em pelo menos três ocasiões. Os investigados na operação poderão responder, na medida de suas participações, por crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.

Sobre a Operação Zelotes

Deflagrada em 26 março de 2015, a Operação Zelotes tem o objetivo de  desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF, causando grande prejuízo aos cofres públicos. 

De acordo com a Polícia Federal, suspeita-se que quadrilhas atuavam junto ao Carf revertendo multas ou anulando multas no órgão, que é ligado ao Ministério da Fazenda.

Os crimes investigados na operação são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

Últimas notícias