CÂMARA FEDERAL

PSB pode apoiar candidato diferente de PDT e PCdoB, diz Tadeu Alencar

PSB quer formar bloco com PDT e PCdoB, mas admite apoio a candidatos diferentes

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 17/01/2019 às 16:10
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
PSB quer formar bloco com PDT e PCdoB, mas admite apoio a candidatos diferentes - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Com informações da repórter Renata Monteiro

Líder do PSB na Câmara Federal, o deputado Tadeu Alencar afirmou nesta quinta-feira (17), após um almoço no Recife com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que os socialistas podem apoiar um candidato diferente ao comando da Casa do que PDT e PCdoB. As duas siglas, que formam bloco com o PSB, têm preferência pelo apoio a Maia, mas a maioria da bancada socialista tem resistência pela aliança que ele formou na Casa com o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

"A gente quer preservar o bloco. Esse é o principal objetivo nosso. Ainda que a gente tenha candidatos diferentes para presidente", afirmou Tadeu. "Vamos analisar os cenários. E vamos ver os cenários que o PDT e o PCdoB também topam", explicou o parlamentar. "O que nós defendemos é que nosso candidato tenha essa posição de autonomia e independência (em relação ao governo Bolsonaro). Se a gente puder ter o mesmo candidato, ótimo. Se não puder ter, a gente quer estar junto com o PDT e o PCdoB, porque achamos que é o melhor modelo de funcionar a oposição pelos próximos quatro anos", disse o socialista.

Segundo Tadeu, um dos cenários a ser debatido é a formação de um blocão com PSB, PDT, PCdoB, PT, MDB, PP e PTB, que teria mais peso interno para brigar por espaços melhores na mesa diretora e pelo comando de comissões mais importantes, ainda que votem em candidatos diferentes. O parlamentar se queixou da aliança entre Maia e o PSL, que ficará com o comando da Comissão de Constituição e Justiça (por onde passam todos os projetos).

Reunião com Paulo Câmara

No Recife, Rodrigo Maia teve um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB), vice-presidente nacional do PSB. O governador é sensível ao pleito de Maia de ter o apoio dos socialistas na corrida para a presidência da Câmara e pode interceder internamente dentro da legenda.

Nesta sexta-feira (18), Paulo Câmara receberá João Henrique Caldas (PSB-AL), que é candidato a presidência da Câmara, às 10h, no Palácio do Campo das Princesas.

Últimas notícias