APOSENTADORIA

Reforma da Previdência tem o apoio de 83% do Congresso, diz pesquisa

Dentre os 10 maiores partidos, aqueles cujos congressistas mais apoiam a medida são o PP e o PSDB, com 100%. O PT tem a menor taxa de aprovação: 37%

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 11/02/2019 às 12:17
Foto: EBC
Dentre os 10 maiores partidos, aqueles cujos congressistas mais apoiam a medida são o PP e o PSDB, com 100%. O PT tem a menor taxa de aprovação: 37% - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

Levantamento realizado pela empresa FSB Pesquisa e divulgado nesta segunda-feira (11), aponta que a reforma da Previdência é aprovada por 83% dos congressistas. A pesquisa foi encomendada pelo BTG Pactual e entrevistou entrevistou 253 deputados federais e 27 senadores no período de 4 a 8 de fevereiro.

A amostra foi controlada e ponderada conforme a distribuição por partido das cadeiras no Congresso Nacional e foi realizada por telefone ou presencialmente. O instituto realiza estudos de opinião no Congresso desde 2008.

Entre senadores, a taxa de aprovação da reforma é de 89%; com deputados, 82%. Dentre os 10 maiores partidos, aqueles cujos congressistas mais apoiam a medida são o PP e o PSDB, com 100%, e o MDB, com 95%. O PT tem a menor taxa de aprovação: 37%.

Trabalhadores rurais

A maior parte dos congressistas (71%) diz apoiar regras diferentes para aposentados rurais e urbanos. A igualdade de condições tem o apoio de 21% dos entrevistados. A inclusão dos militares na reforma da Previdência é apoiada por 84% dos congressistas, e 9% são contra.

Já o regime de capitalização na Previdência, modelo no qual o trabalhador poupa numa conta individual para a sua aposentadoria, conta com o apoio de 48% dos parlamentares e é rejeitado por 27% deles. Entre os novatos, a maioria (52%) é favorável à proposta, enquanto na amostra dos congressistas reeleitos, a capitalização tem o apoio de 43%. Na opinião de 70% dos entrevistados, o Congresso Nacional irá aprovar a reforma ainda em 2019, apontou a pesquisa.

Últimas notícias