MEC

Ministro do MEC defende que universidades nordestinas não devem ensinar Filosofia

Ao invés das matérias, Weintraub acredita que o ensino de agronomia deveria ser priorizado ''em parceria com Israel''

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/04/2019 às 17:25
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ao invés das matérias, Weintraub acredita que o ensino de agronomia deveria ser priorizado ''em parceria com Israel'' - FOTO: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Leitura:

Uma declaração feita pelo novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em setembro do ano passado, voltou a repercutir nas redes durante a tarde desta terça-feira (9). Em uma transmissão ao vivo, Weintraub avaliou que as universidades nordestinas não deveriam ensinar as disciplinas de filosofia e sociologia.

Ao invés das matérias, o novo ministro defendeu que o ensino de agronomia deveria ser priorizado “em parceria com Israel” . Nesta época, ele integrava a equipe que elaborou o programa de governo do presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral.

"Em Israel, o Jair Bolsonaro tem um monte de parcerias para trazer tecnologia aqui para o Brasil. Em vez de as universidades do Nordeste ficarem aí fazendo sociologia, fazendo filosofia no agreste, [devem] fazer agronomia, em parceria com Israel. Acabar com esse ódio de Israel. Israel, nas faculdades federais, é loucura o que você escuta, né?" Disse o atual ministro após falar sobre o Plano de Energia do Governo Federal.

Novo ministro

Weintraub assumiu a pasta nesta segunda-feira (8), após Ricardo Vélez ser demitido do cargo em meio a várias polêmicas. Antes disso, Weintraub atuava como secretário da Casa Civil, cargo considerado o "número 2" da pasta de Onyx Lorenzoni.

Abraham Weintraub é formado em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo (1994) e mestre em administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e trabalhou por 18 anos no Banco Votorantim - onde foi economista-chefe e diretor.

Últimas notícias