Agricultura

Governo aprova mais 31 agrotóxicos e número sobe para 169 no ano

O Ministério da Agricultura afirma que o aumento dos registros de agrotóxico se deu graças à "medidas desburocratizantes"

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/05/2019 às 11:17
Foto: EBC
O Ministério da Agricultura afirma que o aumento dos registros de agrotóxico se deu graças à "medidas desburocratizantes" - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

Foram aprovados mais 31 agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura, nesta terça-feira (21). No total, 169 produtos foram autorizados pelo órgão só neste ano de 2019. O número vem aumentando cada vez mais nos últimos três anos. Em 2015, foram 139. Já em 2018, passou para 450. O aumento gradativo vem preocupando ambientalistas. As informações são do Portal G1.

Dos 31 agrotóxicos liberados, 29 são produtos que já existem no mercado. Três destes são à base de Glifosato. Este tipo de produto é ligado a um tipo de câncer e é o motivo de processos bilionários nos Estados Unidos.

O Ministério da Agricultura afirma que o aumento dos registros de agrotóxico se deu graças à "medidas desburocratizantes" implementadas pelo órgãos que regulamentam a liberação. O registro dos produtos são feitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama, além do próprio Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura é responsável por verificar a eficiência no combate a pragas e doenças no campo. A Anvisa avalia os riscos à Saúde. Já o Ibama é encarregado de analisar os perigos ambientas que o produto pode causar.

Na lista dos produtos liberados este ano, constam princípio ativos e suas cópias, que é quando cai a patente; até produtos compostos, que é o que chega às mãos dos agricultores, e os genéricos destes.

Redução das abelhas

Apesar do número expressivo de agrotóxicos liberados, em 2019 ainda não foi legalizado nenhum produto novo. O último foi o Sulfoxarflor, em dezembro do ano passado, ainda no Governo Temer. O princípio ativo, em estudos realizados fora do País, é associado à redução do número de abelhas. Porém, produtos à base dessa substância ainda não foram liberados e ele ainda não está disponível para compra.

Últimas notícias