PLANO DE EQUILÍBRIO FISCAL

Bolsonaro envia ao Congresso projeto sobre Plano Mansueto

Projeto foi batizado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de "Plano Mansueto"

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 04/06/2019 às 8:17
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Projeto foi batizado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de "Plano Mansueto" - FOTO: Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei complementar que trata de Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) dos Estados. A formalização do envio da matéria consta de mensagem presidencial publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (4).

De acordo com o despacho, o texto "estabelece o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal, o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a Lei Complementar nº 156, de 28 de dezembro de 2016, a Lei nº 12.348, de 15 de dezembro de 2010, a Lei nº 12 649, de 17 de maio de 2012 e a Medida Provisória nº 2.185-35, de 24 de agosto de 2001".

A publicação do Diário Oficial não traz o teor do projeto, que foi batizado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de "Plano Mansueto", em referência ao secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

O PEF vinha sendo estruturado nos últimos meses pela equipe econômica e, como o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, antecipou em maio, poderá dar um alívio aos governadores de até R$ 40 bilhões em quatro anos. O programa permitirá aos Estados ter mais crédito para pagar funcionários e fornecedores, entre outras despesas, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste.

Últimas notícias