Partido

PDT ameaça expulsar Tabata Amaral se ela for a favor da Previdência

Deputada já manifestou que pretende seguir com a reforma

Com informações do Estadão
Cadastrado por
Com informações do Estadão
Publicado em 09/07/2019 às 23:13
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputada já manifestou que pretende seguir com a reforma - FOTO: Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Leitura:

O PDT ameaça expulsar a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) caso ela seja favorável à reforma da Previdência em seu voto, no plenário da Câmara dos Deputados. Segundo o presidente do partida, Carlos Lupi, quem apoiar as mudanças na aposentadoria pode ser punido com o desligamento.

Em mais de uma oportunidade, Tabata se mostrou favorável à reforma, posição que é contrária à do PDT, que deu orientação para votar não à proposta do presidente Jair Bolsonaro. Além de Tabata, outros deputados do partida têm posição parecida a dela.

Reforma da Previdência: conheça as regras para aposentadoria de professores

Reforma da Previdência: veja como ficam as regras de transição

Reforma da Previdência: saiba como fica a idade mínima

Reforma da Previdência: conheça as regras para aposentadoria de policiais

Reforma da Previdência: saiba como ficam a aposentadoria rural e o BPC

O ex-ministro Ciro Gomes, candidato derrotado do PDT à Presidência da República, chegou a telefonar nesta terça-feira para a deputada, pedindo para que ela seguisse a determinação do partido, mas não obteve sucesso.

Ciro disse que o governo recorreu ao "toma lá, dá cá" que tanto criticou para tentar aprovar a reforma da Previdência no Congresso. "A tentativa de compra de votos por dinheiro de emendas ou ofertas mentirosas a Estados e municípios ronda, neste momento, até os partidos de oposição", escreveu o ex-ministro no Twitter. "Defenderei que o PDT expulse aqueles que votarem contra o povo nesta reforma de previdência elitista "

Lupi disse que, na convenção nacional realizada em 18 de março, o PDT fechou questão contra a reforma da Previdência. "Desrespeitar essa decisão é muito grave", argumentou ele, ao lembrar que os desobedientes enfrentarão processo na Comissão de Ética.

Últimas notícias