previdência

Carreras foi o único do PSB pernambucano a votar por Previdência

Felipe Carreras contrariou orientação da Executiva do partido, que defendeu ferozmente voto contrário à reforma

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/07/2019 às 11:36
Foto: Arquivo/JC Imagem
Felipe Carreras contrariou orientação da Executiva do partido, que defendeu ferozmente voto contrário à reforma - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

O deputado Felipe Carreras foi o único parlamentar do PSB de Pernambuco a votar a favor do texto-base da reforma da Previdência, aprovado em 1º turno na Câmara dos deputados nessa quarta-feira (10). Carreras contrariou orientação da Executiva do partido, que defendeu ferozmente voto contrário à reforma. Procurado pela equipe de reportagem do JC, o socialista disse que segue normalmente no partido e que não recebeu nenhuma notificação após a votação. "Quem fala em punição não sou eu, é o partido. Minha atitude foi tomada por convicção e com muita consciência", limitou-se a dizer. 

Tanto o governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, quanto o próprio presidente, Carlos Siqueira, condenaram parlamentares que não seguiram a orientação do partido. Siqueira, inclusive, confirmou que será aberto um processo disciplinar de fidelidade partidária contra todos os 11 parlamentares. "O presidente da Comissão de Ética do PSB, Alexandre Navarro, já faz uma convocação na próxima segunda-feira (15) para instruir o processo, que depois deverá voltar a presidência para só então ser apreciado pelo Diretório Nacional, que é quem julga", explicou. Para o dirigente, além de enfrentar o partido, os deputados terão que prestar contas ao eleitor. "O melhor julgamento é o do eleitor, quando eles descobrirem que estes parlamentares votaram para tirar 40% das pensões das próximas viúvas, que forem pedir sua pensão, tirar 15% de todas as aposentadorias, verificarem que ao mesmo tempo que fizeram isso, deram R$ 83 bilhões de reais de isenção fiscais aos ruralistas milionários, eles vão fazer o julgamento que deve ser feito", criticou. 

COMO VOTARAM OS PERNAMBUCANOS

VOTO DE BANCADA

Siqueira lembrou que na votação da reforma Trabalhista em 2017, 13 deputados do partido, incluindo a atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), e o deputado Fernando Filho (DEM), acabaram deixando a legenda. "Nós demos graças a Deus que saíram", disse.

Paulo Câmara adotou tom mais amenos e disse que é necessário aguardar a decisão do diretório nacional. "Não pode haver nenhum tipo de ação contra deputados que descumpriram a decisão do partido sem ter também a convocação do diretório nacional, da discussão, do prazo. A questão de ouvir o outro lado. Tem um ritmo aí a ser observado que o partido com certeza vai fazer. Agora é conversar, porque a gente sabe da importância do nosso partido e vamos continuar a trabalhar incansavelmente para melhorar o Brasil".

1/3 de dissidentes

Dos 32 deputados socialistas, 11 votaram contra a orientação do partido e a favor do texto-base da reforma da Previdência, pouco mais de um terço da bancada. Como a dissidência foi expressiva, isso deve dificultar punições como expulsão, pois desidrataria a bancada do partido na Câmara Federal.

Redes Sociais

Nas redes sociais, o deputado Felipe Carreras não tocou no assunto Reforma da Previdência nas últimas semanas. Sempre bastante atuante na web, o fato chamou a atenção dos seguidores.

No último post de Carreras no Instagram, feito nesta quarta-feira (10), dia da aprovação da Previdência, os internautas encheram a publicação de comentários, mesmo sem ela ter qualquer relação com a reforma.

Ver essa foto no Instagram

Boa noite, pessoal! Essa vai para quem valoriza a educação física e se preocupa com a saúde das nossas crianças! O projeto de Lei 3929/2019 vai garantir que crianças e adolescentes do País tenham pelo menos 3 horas aulas de educação física durante a semana. Vocês sabiam que, na última publicação feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 50% dos alunos consultados não tinham nenhuma aula de educação física? Nós queremos mudar isso! Com os altos índices de sedentarismo e obesidade, precisamos lutar por hábitos saudáveis. Por isso, além de incentivar a prática de atividade física, nosso projeto aproximará os jovens ainda mais do esporte e de ações que melhorem a qualidade de vida. O que acham da ideia? Vocês podem sempre contar com o nosso trabalho para defender a saúde de todos os brasileiros! Não deixem de compartilhar mais essa novidade. O trabalho de quem sabe da importância da atividade física não pode parar! #ProjetodeLei #AtividadeFisica #EducacaoFisica #EducacaoFisicanasEscolas #CargaHoraria #Compromisso #Trabalho #Saude #QualidadedeVida

Uma publicação compartilhada por FELIPE CARRERAS (@felipecarreras) em

"Votei no Sr, Deputado! Pensei que o Sr. iria à Brasilia pra defender os direitos do povo... mas infelizmente, o Sr. foi mais um que foi lá pra defender os próprios interesses, desculpe-me a colocação! Me arrependo profundamente de tê-lo confiado, mas não se preocupe, nas próximas eleições seu nome será lembrado e repassado. E acredite, de forma muito negativa!", dizia um dos comentários.

"Inimigo do povo que vota a favor da reforma da previdência", diz outro.

O deputado chegou a responder a alguns comentários. "Respeito sua opinião. Pensamos diferente. Vote em quem votou diferente de mim. Viva a democracia. Boa noite!", disse Carreras.

Mas também houve quem celebrasse a decisão de Carreras. "Ele será lembrado sim! Mas como um patriota que disse SIM ao País, ao invés de fazer oposição apenas por oposição! Parabéns Deputado @felipecarreras pela coragem, mesmo sabendo que poderá sofrer consequências no partido, o Brasil agradece sua nobreza", pontuou um dos internautas.

Últimas notícias