Declaração

'Qualquer decreto pode ser modificado', diz Bolsonaro sobre horário de verão

A possibilidade foi levantada em live realizada nessa quinta-feira (18)

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 19/07/2019 às 10:05
Foto: EVARISTO SA / AFP
A possibilidade foi levantada em live realizada nessa quinta-feira (18) - FOTO: Foto: EVARISTO SA / AFP
Leitura:

Em live realizada todas as quinta-feiras em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu a entender que o retorno do horário de verão não é uma medida descartada por seu governo. A possibilidade foi ventilada por Bolsonaro antes de anunciar a inauguração de uma usina fotovoltaica flutuante em cima das águas do lago de Sobradinho (PE). 

“A minha caneta Bic está à disposição de vocês, qualquer decreto pode ser modificado. A gente entra em contato com a assessoria de assuntos jurídicos e estuda. Se for o caso, a gente altera o decreto para atender o bem-estar da população, sem extrapolar os limites da lei”, disse Bolsonaro.

No final de abril, o presidente assinou um decreto que acabava com a medida adotada em alguns estados do país. 

Na época, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a decisão não levava em conta apenas dados econômicos, mas outros fatores como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo. 

Horário de verão

O horário de verão foi criado no ano de 1931 com o objetivo de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano. A ação tem sido aplicada no País, sem interrupção, ao longo dos últimos 35 anos.

Em geral, o horário de verão ocorria entre os meses de outubro e fevereiro, quando os relógios eram adiantados em uma hora, e vigorava nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Últimas notícias