A ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze, disse que não podia "simplesmente ficar dando dinheiro enquanto continuam desmatando [a Amazônia]". O comentário foi feito após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que o Brasil "não precisa do dinheiro" de Berlim.
"Apoiamos a região amazônica para que haja muito menos desmatamento. Se o presidente não quer isso no momento, então precisamos conversar", afirmou Schulze. A ministra disse ainda que pretende manter o diálogo aberto com o governo de Jair Bolsonaro.
Leia Também
Suspensão
No último sábado (10) foi divulgado que a Alemanha decidiu suspender o apoio financeiro dado a conservação na Amazônia. Essa suspensão irá afetar repasses de U$ 35 milhões (aproximadamente R$ 156 milhões). "A política do governo brasileiro na Amazônia levanta dúvidas sobre se uma redução consistente das taxas de desmatamento ainda está sendo perseguida", disse a ministra alemã.
O presidente Jair Bolsonaro rebateu a suspensão e disse que o Brasil "não precisa do dinheiro". Ele disse ainda que a Alemanha "vai deixar de comprar à prestação a Amazônia".