Impasse

Questionado sobre troca na PF, Moro deixa coletiva de imprensa sem responder

Na semana passada Moro defendeu Valeixo, disse que estava realizando um trabalho "extraordinário"

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 04/09/2019 às 15:09
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Na semana passada Moro defendeu Valeixo, disse que estava realizando um trabalho "extraordinário" - FOTO: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Leitura:

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deixou uma entrevista coletiva convocada pelo pasta nesta quarta-feira, 4, sem responder a uma pergunta sobre se haverá uma troca no comando da Polícia Federal (PF). O presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao jornal Folha de S Paulo na terça-feira, 3, disse que já conversou com Moro sobre mudança no comando da PF. "Está tudo acertado com o Moro, ele pode trocar o diretor-geral, Maurício Valeixo quando quiser", disse o presidente.

Na semana passada Moro defendeu Valeixo, disse que estava realizando um trabalho "extraordinário", ao mesmo tempo que defendeu o presidente Jair Bolsonaro, que vinha sendo alvo de críticos apontando afastamento do presidente das pautas de combate a corrupção que marcaram a campanha eleitoral.

O comentário de Bolsonaro torna clara a continuidade da pressão sobre Moro para que aceite a troca no comando da PF desejada pelo presidente, que não gosta de ser contrariado. Entre a cruz e a espada, se o ministro atender à solicitação do presidente e concordar com a saída de Valeixo, perderá o controle sobre a corporação.

Nesta quarta-feira, o ministro participou por cerca de 3 minutos da entrevista coletiva sobre a 5ª fase da Operação Luz da Infância. Fez um panorama geral sobre a operação, que investiga autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet, e disse que precisava deixar o auditório porque tinha um outro compromisso.

Foi quando, perguntado sobre o comentário do presidente relacionado a uma troca do diretor-geral da PF, Moro manteve o silêncio e foi embora. Nem o Ministério da Justiça nem a Polícia Federal comentaram a declaração do presidente. Nos bastidores da PF, o clima segue sendo de apreensão quanto a uma possível mudança. Aliados de Valeixo na cúpula do órgão admitem reservadamente que podem entregar o cargo em caso de demissão.

ADPF

A Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF) já se posicionou contra uma possível interferência de Jair Bolsonaro na PF. A associação disse que uma mudança imposta pelo presidente causaria instabilidade e que é preciso fortalecer a instituição por meio da aprovação no Congresso da autonomia da PF.

"Já falamos o que tínhamos para dizer. Agora é aguardar se vai vir o ato de troca concreto e, a partir daí, sim, nos manifestarmos", disse nesta quarta-feira o presidente da ADPF, Edvandir Paiva.

Últimas notícias