Bolsonaro

Bolsonaro vai a NY tentar recuperar imagem do Brasil na ONU

O presidente Jair Bolsonaro fará o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na manhã da terça-feira, 24

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 22/09/2019 às 20:55
Antonio Cruz/ Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro fará o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na manhã da terça-feira, 24 - FOTO: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro desembarca na segunda-feira às 16h40 (horário de Brasília) em Nova York, onde fará o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na manhã da terça-feira, 24. Até o momento, a agenda do presidente está limitada à realização do discurso, que acontecerá às 10h.

De acordo com o Itamaraty, ainda não está na agenda oficial um jantar com o presidente americano, Donald Trump, anunciado por Bolsonaro. O americano receberá chefes de Estado em um jantar na noite de segunda-feira, 23.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o discurso brasileiro na ONU será pautado no que de fato está acontecendo na Amazônia. "Desmistificar essa falsa ideia de que houve um desmonte no sistema ambiental", disse Salles.

Bolsonaro ainda se recupera de uma cirurgia feita no último dia 8. A equipe médica do Planalto acompanhará o presidente na viagem. A imprensa não terá acesso à entrada do hotel Intercontinental, onde o presidente estará hospedado. Não há previsão de entrevistas aos jornalistas.

O discurso do presidente deve durar o tempo protocolar de 20 minutos.

Michelle

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, terá uma agenda paralela. Na segunda-feira, ela se reúne com outras primeiras-damas na missão diplomática do Paraguai. Na terça-feira, depois de acompanhar Bolsonaro na Assembleia Geral, ela vai a um evento da UNICEF.

A indígena Ysani Kalapalo, moradora de uma aldeia no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, irá acompanhar a comitiva brasileira. Ela foi convidada pelo presidente para viajar com a comitiva do governo aos EUA.

Últimas notícias