Câmara dos deputados

Nenhum deputado pernambucano presente na audiência de comissão sobre derramamento de óleo

Os deputados pernambucanos Fernando Filho (DEM) e Sebastião Oliveira (PL), que são titulares da comissão, não compareceram ao debate

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/10/2019 às 15:38
Foto: Acervo JC Imagem
Os deputados pernambucanos Fernando Filho (DEM) e Sebastião Oliveira (PL), que são titulares da comissão, não compareceram ao debate - FOTO: Foto: Acervo JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 20h18, com declaração de Fernando Filho

Os deputados pernambucanos Fernando Filho (DEM) e Sebastião Oliveira (PL) não compareceram à audiência pública ordinária sobre o caso de derramamento de óleo no Nordeste. Ambos parlamentares são titulares da Comissão de Minas e Energia, que promoveu o encontro nesta terça-feira (22). O debate contou com a presença de 15 deputados federais.

Dos 15 deputados presentes, apenas Vaidon Oliveira (Pros-CE) e Benes Leocádio (Replubicanos-RN) são de estados atingidos pelo óleo. O deputado João Campos (PSB-PE), que solicitou uma CPI para investigar o caso, também foi ausência no debate, assim como todos os outros deputados pernambucanos que também não compõe a comissão.

O requerimento foi feito pelo deputado Pedro Lupion (DEM-PR). No pedido, Lupion, que é do estado do Paraná, esboçou preocupação os possíveis danos ambientais provocados pelo o óleo no litoral nordestino.

Além dos 15 deputados, compareceram ao debate um representante do Ministério do Meio Ambiente; Eduardo Fortunato Bim, presidente do Ibama; um representante da Marinha do Brasil; Um membro da Agência Nacional do Petróleo (ANP); um representante da Petrobras e do Instituto Greenpeace.

Veja o vídeo do debate

“Não fui, nem sabia dessa audiência”

Em resposta dada ao repórter da Rádio Jornal, em Brasília, Romoaldo de Souza, o deputado Fernando Filho garantiu que não participou da audiência por não havia sido informado. "Não fui, nem sabia dessa audiência", disse o parlamentar.

Deputado não compareceu por ter compromissos

Por meio da assessoria de imprensa, o deputado Sebastião Oliveira afirmou que tinha compromissos agendados para esta terça-feira (22) e não conseguiu desmarcá-los com antecedência porque, geralmente, as reuniões das Comissões de Minas e Energia nas quartas-feiras. 

Leia a íntegra da nota

"O deputado federal Sebastião Oliveira estava no voo que partiu, às 11h40, desta terça-feira, 22, do Recife com chegada em Brasília, às 14h. Até momentos antes de embarcar, o parlamentar estava recebendo diversas lideranças políticas de várias regiões do Estado, que lhes trouxeram demandas de interesse da população dos seus municípios. As reuniões da Comissão de Minas e Energia acontecem geralmente no dia de quarta-feira, sendo assim não houve como desmarcar os compromissos agendados com bastante antecedência. Sebastião está atento ao problema ambiental que ocorre no litoral nordestino e não vai medir esforço para que a situação seja resolvida o mais breve possível". 

Últimas notícias