POSICIONAMENTO

Ciro Gomes cobra punição para quem baleou Cid Gomes

Cid Gomes foi baleado nesta quarta-feira (19) durante protesto no Ceará

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 19/02/2020 às 18:51
Foto: Reprodução/ Twitter
Cid Gomes foi baleado nesta quarta-feira (19) durante protesto no Ceará - FOTO: Foto: Reprodução/ Twitter
Leitura:

Atualizada às 20h31

O ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse, na noite desta quarta-feira (19), que o seu irmão, senador Cid Gomes (PDT), baleado durante protesto no Ceará no final desta tarde, não corre risco de morrer. No Twitter, Ciro expressou revolta e pediu que as "autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei".

Segundo o pedetista, os médicos informaram que nenhum disparo atingiu os órgãos vitais.

>> Veja o vídeo que mostra o momento em que Cid Gomes é baleado

>> Senador Cid Gomes é baleado durante protesto no Ceará

>> Cid Gomes chama Arthur Lira de 'achacador' por negociações de cessão onerosa

>> 'Nem oposição sistemática nem situação automática', diz Cid Gomes

Ministério da Justiça acompanha o caso

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está acompanhando a situação e "analisando as providências que podem ser tomadas". "Já foram enviadas equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal para Sobral para garantir a segurança do Senador Cid Gomes", diz um trecho da nota.

Estado de saúde

De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital do Coração de Sobral, Cid foi atingido na região torácica e, apos atendimento, "segue apresentando boa evolução clínica". "Seu quadro cardíaco e neurológico não apresenta alteração". A unidade de saúde informou que o senador está lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos.

Cid Gomes é baleado durante protesto

Na tarde desta quarta-feira (19) o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado durante um protesto de policiais no município de Sobral, interior do Ceará. O parlamentar tentou furar um bloqueio de policiais militares em cima de uma retroescavadeira. Inicialmente, a assessoria do senador informou que o tiro foi de bala de borracha, mas corrigiu a informação e disse que a munição era de uma arma de fogo.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram policiais com máscaras e muito tumulto. É possível escutar o momento em que tiros são disparados e o vidro da retroescavadeira em estilhaços. Em nota, a assessoria do senador informou que ele foi levado para o Hospital do Coração de Sobral, mas será transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Momentos antes do senador ser baleado, um vídeo mostra quando Cid diz aos policiais que eles têm "cinco minutos para pegar os seus parentes, as suas esposas, os seus filhos e saírem daqui em paz".

Veja o momento da confusão

Últimas notícias