CONFUSÃO

Senador Cid Gomes é baleado durante protesto no Ceará

A confusão aconteceu na tarde desta quarta-feira (19)

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 19/02/2020 às 18:20
Foto: Reprodução/ Twitter
A confusão aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) - FOTO: Foto: Reprodução/ Twitter
Leitura:

Atualizada às 23h10

Na tarde desta quarta-feira (19) o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado durante um protesto de policiais no município de Sobral, interior do Ceará. O parlamentar tentou furar um bloqueio de policiais militares em cima de uma retroescavadeira. Inicialmente, a assessoria do senador informou que o tiro foi de bala de borracha, mas corrigiu a informação e disse que a munição era de uma arma de fogo. Depois, confirmou-se que a bala que atingiu o parlamentar veio de uma .40.

De acordo com o Hospital do Coração de Sobral, o estado de saúde de Cid Gomes é estável. Segundo o boletim médico divulgado pela unidade de saúde, na noite desta quarta-feira (19), o senador segue lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos. O paciente apresenta uma boa evolução clínica. Um novo boletim deve ser divulgado na manhã desta quinta-feira (20).

>> Veja o vídeo que mostra o momento em que Cid Gomes é baleado

>> Ciro Gomes cobra punição para quem baleou Cid Gomes

>> Após Cid Gomes ser baleado durante protesto, políticos se manifestam nas redes sociais

>> Moro autoriza envio de Força Nacional de Segurança Pública para o Ceará

Confira o boletim médico na íntegra

"O Hospital do Coração, neste ato representado por seu Diretor Técnico, informa que o paciente Cid Ferreira Gomes deu entrada nesta unidade hospitalar, vítima de ferimento por arma de fogo em região torácica. Após atendimento, segue apresentando boa evolução clínica. Seu quadro cardíaco e neurológico não apresenta alteração. Neste momento, o paciente encontra-se lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos."

>>  Alcolumbre diz que acompanha o caso do senador Cid Gomes, baleado durante protesto no Ceará

>> Bala que atingiu Cid Gomes era .40, diz a Prefeitura de Sobral

>> Mergulho em tanque de adutora e críticas a Lula: Relembre polêmicas envolvendo Cid Gomes

>> Ciro Gomes chama família Bolsonaro de 'canalhas' em resposta a Eduardo; entenda

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram policiais com máscaras e muito tumulto. É possível escutar o momento em que tiros são disparados e o vidro da retroescavadeira em estilhaços. Em nota, a assessoria do senador informou que ele foi levado para o Hospital do Coração de Sobral, mas será transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

>> Cid Gomes chama Arthur Lira de 'achacador' por negociações de cessão onerosa

>> 'Nem oposição sistemática nem situação automática', diz Cid Gomes

Protesto

O senador organizou um protesto contra policiais que tentava impedir o trabalho da PM, secando pneus de carros da polícia.

Veja o momento da confusão

Ciro Gomes expressa revolta 

O ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse, na noite desta quarta-feira (19), que o seu irmão, senador Cid Gomes (PDT), não corre risco de morrer. No Twitter, Ciro expressou revolta e pediu que as "autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbado às penas da lei".

Segundo o pedetista, os médicos informaram que nenhum disparo atingiu os órgãos vitais.

Discussão com Eduardo Bolsonaro

O ''número 03'' do presidente da República, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foi às redes sociais para comentar sobre o baleamento sofrido pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), enquanto tentava invadir o bloqueio dos policiais militares, durante um protesto, em Sobral, no interior do Ceará. Eduardo definiu a atitude de Cid Gomes como "insensata". O irmão do senador, Ciro Gomes, respondeu ao deputado, ainda nas redes sociais. Ciro provocou a família Bolsonaro, chamando-a de "canalhas".

"Tenta invadir o batalhão com uma retroescavadeira e é alvejado com um projétil de borracha. É inacreditável que um senador da República lance mão de uma atitude insensata como essa, expondo militares e familiares a um risco desnecessário em um momento já delicado", tuitou o filho do presidente.

Já Ciro respondeu: "Deputado Eduardo Bolsonaro, será necessário que nos matem mesmo antes de permitirmos que milícias controlem o Estado do Ceará como os canalhas de sua família fizeram com o Rio de Janeiro".

Ministério da Justiça acompanha o caso

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está acompanhando a situação e "analisando as providências que podem ser tomadas". "Já foram enviadas equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal para Sobral para garantir a segurança do Senador Cid Gomes", diz um trecho da nota.

Últimas notícias