SAÚDE

Cid Gomes tem alta de UTI e é transferido para enfermaria

O senador foi baleado nesta quarta-feira (19) no Ceará

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 20/02/2020 às 9:32
Foto: Reprodução/ Twitter
O senador foi baleado nesta quarta-feira (19) no Ceará - FOTO: Foto: Reprodução/ Twitter
Leitura:

O senador licenciado Cid Gomes, baleado nesta quarta-feira, 19, na cidade de Sobral (CE) durante protesto de policiais, teve na manhã desta quinta-feira alta hospitalar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração daquela cidade. Gomes foi transferido para a enfermaria.

» Vídeo mostra momento exato em que Cid Gomes é baleado

» Mergulho em tanque de adutora e críticas a Lula: Relembre polêmicas envolvendo Cid Gomes

» Após Cid Gomes ser baleado durante protesto, políticos se manifestam nas redes sociais

De acordo com boletim médico, Cid Gomes deu entrada naquela unidade hospitalar, "vítima de ferimento por arma de fogo no hemitórax esquerdo" e após o atendimento inicial seu quadro clínico evoluiu sem intercorrências, mantendo-se "hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal, não mais necessitando de cuidados de terapia intensiva".

Entenda

Na tarde desta quarta-feira (19) o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado durante um protesto de policiais no município de Sobral, interior do Ceará. O parlamentar tentou furar um bloqueio de policiais militares em cima de uma retroescavadeira. Inicialmente, a assessoria do senador informou que o tiro foi de bala de borracha, mas corrigiu a informação e disse que a munição era de uma arma de fogo. Depois, confirmou-se que a bala que atingiu o parlamentar veio de uma .40.

De acordo com o Hospital do Coração de Sobral, o estado de saúde de Cid Gomes é estável. Segundo o boletim médico divulgado pela unidade de saúde, na noite dessa quarta-feira (19), o senador segue lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos. O paciente apresenta uma boa evolução clínica.

Confira o boletim médico na íntegra

"O Hospital do Coração, neste ato representado por seu Diretor Técnico, informa que o paciente Cid Ferreira Gomes deu entrada nesta unidade hospitalar, vítima de ferimento por arma de fogo em região torácica. Após atendimento, segue apresentando boa evolução clínica. Seu quadro cardíaco e neurológico não apresenta alteração. Neste momento, o paciente encontra-se lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos."

>>  Alcolumbre diz que acompanha o caso do senador Cid Gomes, baleado durante protesto no Ceará

>> Bala que atingiu Cid Gomes era .40, diz a Prefeitura de Sobral

>> Ciro Gomes chama família Bolsonaro de 'canalhas' em resposta a Eduardo; entenda

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram policiais com máscaras e muito tumulto. É possível escutar o momento em que tiros são disparados e o vidro da retroescavadeira em estilhaços. Em nota, a assessoria do senador informou que ele foi levado para o Hospital do Coração de Sobral, mas será transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

>> Cid Gomes chama Arthur Lira de 'achacador' por negociações de cessão onerosa

>> 'Nem oposição sistemática nem situação automática', diz Cid Gomes

Protesto

O senador organizou um protesto contra policiais que tentava impedir o trabalho da PM, secando pneus de carros da polícia.

Veja o momento da confusão

Ciro Gomes expressa revolta 

O ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse, na noite dessa quarta-feira (19), que o seu irmão, senador Cid Gomes (PDT), não corre risco de morrer. No Twitter, Ciro expressou revolta e pediu que as "autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbado às penas da lei".

Segundo o pedetista, os médicos informaram que nenhum disparo atingiu os órgãos vitais.

Discussão com Eduardo Bolsonaro

O ''número 03'' do presidente da República, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foi às redes sociais para comentar sobre o baleamento sofrido pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), enquanto tentava invadir o bloqueio dos policiais militares, durante um protesto, em Sobral, no interior do Ceará. Eduardo definiu a atitude de Cid Gomes como "insensata". O irmão do senador, Ciro Gomes, respondeu ao deputado, ainda nas redes sociais. Ciro provocou a família Bolsonaro, chamando-a de "canalhas".

"Tenta invadir o batalhão com uma retroescavadeira e é alvejado com um projétil de borracha. É inacreditável que um senador da República lance mão de uma atitude insensata como essa, expondo militares e familiares a um risco desnecessário em um momento já delicado", tuitou o filho do presidente.

Já Ciro respondeu: "Deputado Eduardo Bolsonaro, será necessário que nos matem mesmo antes de permitirmos que milícias controlem o Estado do Ceará como os canalhas de sua família fizeram com o Rio de Janeiro".

Ministério da Justiça acompanha o caso

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está acompanhando a situação e "analisando as providências que podem ser tomadas". "Já foram enviadas equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal para Sobral para garantir a segurança do Senador Cid Gomes", diz um trecho da nota.

Últimas notícias