Opinião

Cláudio Humberto: Prefeitos querem inscrever novas pessoas no Bolsa Família para conseguir votos

'O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) avisou que o Bolsa Família se transformaria no maior programa de compra de votos do mundo'. Leia o comentário de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 20/02/2020 às 9:08
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
'O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) avisou que o Bolsa Família se transformaria no maior programa de compra de votos do mundo'. Leia o comentário de Cláudio Humberto - FOTO: Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Leitura:

Cláudio Humberto*

Prefeitos pressionam o governo federal a inscrever mais 3,5 milhões de pessoas que estariam “na fila” do Bolsa Família. Mas isso é lorota: o programa já beneficia mais de 28 milhões de brasileiros e a cada ano mais são acrescidos. Apenas em 2019 o total de beneficiários diminuiu, após o governo promover a primeira limpa no programa, eliminando irregularidades, fraudes e até beneficiários mortos.

Ainda assim, 1,1 milhão de novos beneficiários foram acrescidos à lista. Prefeitos querem votos trazidos pelo Bolsa Família. Eles tentam fazer parecer, sobretudo em regiões mais pobres, que é programa deles. O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) avisou que o Bolsa Família se transformaria no maior programa de compra de votos do mundo.

>> Em Pernambuco, 190 mil famílias pobres esperam pelo Bolsa Família

Na limpa na lista de beneficiários do Bolsa Família, em 2019, foram retirados 1,3 milhão de brasileiros por fraudes e irregularidades. Em 2017, sob Michel Temer, o governo zerou a fila do Bolsa Família. Segundo a administração atual, a fila se aproxima de 500 mil pessoas.

*Cláudio Humberto assina coluna diária no Jornal do Commercio

Leia mais comentários de Cláudio Humberto

Governo Bolsonaro mantém esquema com empresas aéreas que foi alvo da PF no governo Dilma

Paulo Guedes vai de Gol; Rodrigo Maia de avião da FAB

Temendo Anderson Ferreira, Paulo Câmara pode não disputar Senado em 2022

Marília Arraes vai de coração vermelho e Recife do lado esquerdo do peito

Com chances de ser embaixador no Canadá, Osmar Terra matriculou filho no país

Últimas notícias