Opinião

Cláudio Humberto: A derrocada no PSB de Pernambuco no comando nacional do partido

Os herdeiros de Eduardo Campos não honram sua liderança e perdem força no comando nacional do partido. Leia o comentário de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 21/02/2020 às 8:25
Foto: Divulgação/PSB
Os herdeiros de Eduardo Campos não honram sua liderança e perdem força no comando nacional do partido. Leia o comentário de Cláudio Humberto - FOTO: Foto: Divulgação/PSB
Leitura:

Cláudio Humberto*

O PSB de Pernambuco perde força no comando nacional do partido. Os herdeiros não honram a liderança de Eduardo Campos, e perdem espaço para o ambicioso líder do PSB, Alessandro Molon (RJ).

*Cláudio Humberto assina coluna diária no Jornal do Commercio

Leia mais comentários de Cláudio Humberto

Prefeitos querem inscrever novas pessoas no Bolsa Família para conseguir votos

Governo Bolsonaro mantém esquema com empresas aéreas que foi alvo da PF no governo Dilma

Paulo Guedes vai de Gol; Rodrigo Maia de avião da FAB

Temendo Anderson Ferreira, Paulo Câmara pode não disputar Senado em 2022

Marília Arraes vai de coração vermelho e Recife do lado esquerdo do peito

Molon é escolhido como líder do PSB

O deputado federal Alessandro Molon (RJ) foi escolhido como o novo líder da bancada do PSB na Câmara Federal. Os deputados socialistas chegaram ao consenso de fazer um rodízio já que o deputado federal Danilo Cabral (PSB) também pleiteava a vaga. Agora, Molon será o líder em 2020 e Danilo assume a liderança a partir de 2021.

"Esse acordo ratifica a maturidade da nossa bancada que, com espírito público e elevada responsabilidade política, à unanimidade, escolhe a ambos para exercer a liderança em períodos sucessivos. Os desafios são enormes no Brasil de hoje e eles só serão superados com grande capacidade de diálogo", afirmou o atual líder do PSB, Tadeu Alencar, em nota enviada à imprensa.

Veja também: PT e PSB em palanques opostos não é novidade na eleição municipal do Recife

Oposição a Jair Bolsonaro

Molon também se pronunciou sobre a escolha e disse, em nota, que "o PSB seguirá como oposição responsável e propositiva ao governo de Jair Bolsonaro, na defesa dos direitos sociais e contra os retrocessos". 

Leia Também

    Molon sucede Tadeu Alencar (PSB-PE) já nesta quarta-feira (19). "A decisão por consenso mostra a unidade de nossa bancada, e isso redobra as nossas forças para as lutas que temos pela frente! Temos muitas propostas para fazer o Brasil avançar. Vamos construir isso juntos", afirmou Molon.

    Danilo Cabral é líder em 2021

    >> Na busca por consenso, Danilo Cabral e Alessandro Molon podem dividir a liderança do PSB na Câmara dos Deputados

    >> Danilo Cabral e Alessandro Molon vão à mesa pela liderança do PSB na Câmara dos Deputados

    Durante o andamento da decisão do partido para o processo de definição da escolha líder, além da possibilidade acertada - da liderança compartilhada. Em entrevista ao JC no último 5 de fevereiro, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) teria cogitado usar uma lista com a assinatura de 17 parlamentares que, segundo ele, o apoiavam para assumir a liderança do partido na Câmara.

    Em publicação no Instagram nesta quarta-feira (19), Cabral frisou que a unidade da bancada para o fortalecimento do partido fez parte de todo o processo da escolha. "Sobretudo, nesse momento tão desafiador que vive o Brasil", e agradeceu aos colegas pela manifestação de apoio e confiança demonstrada. Em entrevista ao JC, o parlamentar destacou o papel do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. "Ele foi fundamental para que pudêssemos construir esse entendimento e fazer essa mediação. É um pessoa que tem todos os compromissos do papel estratégico do PSB, com a importância que a bancada tem, e está equidistante das duas posições que estavam colocadas", declarou.

    "Ser agora Molon ou ser eu, isso era o menos importante. O que queríamos era garantir que sairíamos unidos. Nós elaboramos um documento com os parâmetros que vamos atuar conjuntamente nesse biênio. Do ponto de vista da bancada, esse foi o melhor resultado", frisou Danilo. 

    Ver essa foto no Instagram

    Vitória da Unidade! Bancada Federal do PSB firmou um acordo na definição da Liderança do Partido,na Câmara dos Deputados, para os próximos dois anos. Pactuamos , de forma unânime, que o Deputado Alessandro Molon exercerá o papel de Líder em 2020 e eu exercerei em 2021. Durante todo o processo de escolha, sempre defendemos a Unidade da bancada como forma de fortalecer o Partido , sobretudo nesse momento tão desafiador que vive o Brasil. Muito obrigado a todos colegas de bancada pela manifestação de confiança e apoio que recebemos . Vamos , com muito orgulho e ciente da responsabilidade, cumprir mais essa missão em nome do PSB, partido que milito há exatos 30 anos. Parabéns ao Líder @molonrj . Conte comigo! Estaremos juntos. Finalmente , por dever de justiça, agradecer ao Presidente Nacional do @psbnacional40 Carlos Siqueira pela ativa mediação , fundamental para a construção do entendimento . Viva o PSB! @psbnacamara @psbpe @psbnacional40

    Uma publicação compartilhada por Danilo Cabral 4010 (@danilocabral._) em

    Últimas notícias