Corrupção

Lava Jato: Juiz bloqueia contas do presidente licenciado da Eletronuclear

Medida tem objetivo de garantir ressarcimento aos cofres públicos, no caso de eventual condenação

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 28/07/2015 às 15:55
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Medida tem objetivo de garantir ressarcimento aos cofres públicos, no caso de eventual condenação - FOTO: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Leitura:

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta terça-feira (28) o bloqueio de até R$ 20 milhões nas contas do presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso nesta manhã, durante a Operação Radioatividade, 16ª fase da Operação Lava Jato. A medida tem objetivo de garantir ressarcimento aos cofres públicos, no caso de eventual condenação, e também atinge a empresa Aratec Engenharia, que pertence a Othon Silva, e Flávio David Barra, executivo da Andrade Gutierrez. O bloqueio é preventivo e não significa que o valor está depositado nas contas dos investigados.

A 16ª fase da Lava Jato foi desencadeada a partir do depoimento do executivo da Camargo Corrêa Dalton Avancini, que assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público. Na delação, ele revelou a existência de um cartel nas contratações de obras da Usina Nuclear Angra 3 e citou Othon Luiz Silva como beneficiário de propinas. Segundo o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal, o presidente licenciado da Eletronuclear recebeu cerca de R$ 4,5 milhões de propina do consórcio vencedor das obras da usina.

Outro lado

Em nota, divulgada na manhã de hoje, a Andrade Gutierrez informou que está acompanhando a 16ª fase da operação e destacou “que sempre esteve à disposição da Justiça”. Os advogados da empresa estão analisando a ação da PF para se pronunciar. A Eletronuclear informou que vai se pronunciar em nota sobre o caso.

Últimas notícias