lava jato

Renan vai pedir custódia de Delcidio Amaral

Presidente do Senado irá solicitar ao STF que senador detido fique sob vigilância

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/11/2015 às 9:52
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Presidente do Senado irá solicitar ao STF que senador detido fique sob vigilância - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Com informações de Romulado de Souza, da Rádio Jornal

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) está reunido na manhã desta quarta-feira (25) com demais senadores para pedir a custódia do líder do governo, Delcidio Amaral (PT-MS), detido por suspeita de obstruir as investigações da Operação Lava Jato e oferecer propina ao ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, já detido na operação. 

Renan pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o senador petista fique sob custódia. Isso significa que ele ficará em prisão domiciliar no apartamento funcional, vigiado 24 horas por dia por agentes da Polícia Legislativa. O petista está na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília. Delcidio Amaral também pode ser alvo de um processo de cassação do mandato pelo Conselho de Ética do Senado. 

O Senado Federal aguarda a remessa das informações pelo STF, segundo o que estabelece a Constituição Federal em seu artigo 53. Posteriormente, o Senado adotará as medidas que entender necessárias.

O STF pode pedir mais garantias, como apreensão do passaporte e informações sobre a quantidade de agentes que vão fazer a guarda de Delcidio. No entanto, a palavra final é do Senado. 

Renan vai esperar chegar o relatório do Senado e fazer uma sessão onde será decidido pedido de custódia. Em seguida, a decisão será enviada para o STF, que entregará o senador para ser vigiado 24h por dia pela Polícia Legislativa.

Senadores do PT também estão reunidos nesta manhã para definir os rumos que tomarão sobre o caso. Já foi definido que o novo líder do governo será o senador José Pimentel (PT-CE), que já é líder do governo no Congresso.

A presidente Dilma Rousseff (PT) também solicitou uma reunião com ministros no Palácio do Planalto. Ela já está com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e os ministros da Casa Civil, Jacques Wagner, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Outros membros do governo são aguardados. 

O Senado divulgou uma nota sobre a detenção de Delcidio Amaral. Veja: 

O presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), foi informado, no início da manhã desta quarta-feira (25), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca das diligências envolvendo o senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

O Senado Federal aguarda a remessa das informações pelo STF, segundo o que estabelece a Constituição Federal em seu artigo 53. Posteriormente, o Senado Federal adotará as medidas que entender necessárias.

O presidente do Senado vai reunir os líderes partidários e a Mesa Diretora. Durante o dia, a presidência do Senado Federal atualizará as informações.

Secretaria de Imprensa - Presidência do Senado Federal

Últimas notícias