JOÃO PESSOA

Após decisão do STJ, ex-governador Ricardo Coutinho deixa prisão na Paraíba

Ricardo deixou a prisão por volta das 21h deste sábado (21) em João Pessoa, capital da Paraíba

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/12/2019 às 21:45
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Ricardo deixou a prisão por volta das 21h deste sábado (21) em João Pessoa, capital da Paraíba - FOTO: Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Leitura:

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) deixou a prisão na noite deste sábado (21) após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O socialista estava preso preventivamente desde a sexta-feira (20) na Penitenciária Média de Mangabeira, em João Pessoa (PB), após ser alvo da Operação Calvário, que investiga desvios na área da saúde.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou, às 14h31 deste sábado (21), a soltura de Ricardo Coutinho “sem prejuízo do trâmite penal a que se acha submetido”. A decisão foi do ministro Napoleão Nunes Maia Filho no exercício do plantão judiciário do STJ e saiu após o Ministério Público protocolar um parecer contrário à soltura do ex-governador paraibano. 

Ao deixar a prisão neste sábado, Coutinho foi ovacionado por apoiadores, que marcaram presença durante a noite na área externa da penitenciária. Diversos aliados políticos do ex-governador também estiveram presentes. 

Prisão

O ex-governador da Paraíba foi preso na noite da última quinta-feira (19) após desembarcar no Rio Grande do Norte, ao retornar de uma viagem à Europa. Ricardo Vieira Coutinho é alvo da Operação Calvário, que investiga desvios de R$ 134,2 milhões na saúde e educação da Paraíba. Ele passou por audiência de custódia no fim da manhã da sexta-feira (20), e a Justiça decidiu manter a prisão.

Policiais federais já aguardavam Coutinho quando ele desembarcou no terminal internacional de Natal, e o acompanharam até a sede da Polícia Federal em João Pessoa.

'Fui surpreendido'

O ex-governador afirmou, na última terça (17), em suas redes sociais, que foi surpreendido com a decisão judicial decretando sua prisão preventiva. O político também afirmou que a acusação de que ele faz parte de uma organização criminosa é "genérica". Coutinho também prometeu que contribuirá com a justiça e que provará sua inocência.

Na manhã da última terça (17), o ex-governador foi alvo da Operação Calvário, da Polícia Federal (PF), que cumpriu 54 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão preventiva. Além da Paraíba, as buscas ocorreram no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.

Últimas notícias