RECIFE

Marcos Loreto: decisão foi por unanimidade

Conselheiro do TCE diz que Corte acatou parecer pela regularidade da dupla remuneração do prefeito Geraldo Julio, que abriu mão

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/09/2013 às 6:39
Leitura:

Ponderando que a consulta que resultou no parecer pela regularidade no recebimento da dupla remuneração do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), – que já abriu mão de uma gratificação – foi uma decisão unânime da Corte, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marcos Loreto, afirmou, ontem, em nota, que a decisão foi respaldada por todos os integrantes do pleno.

“O que houve foi uma consulta da Controladoria do município ao TCE sobre a legalidade de pagamento feito a servidores públicos com mais de um vínculo, ou à disposição de outros órgãos. O tribunal respondeu, por unanimidade, em processo do qual fui relator, que qualquer gratificação paga a servidor que for natureza ‘remuneratória’ entra no cálculo do teto salarial; se for de natureza ‘indenizatória’ (vale-transporte, auxílio-alimentação, por exemplo) não entra no cálculo. A consulta não fala em nenhum momento no nome do prefeito Geraldo Júlio. Até porque, se falasse, seria arquivada como ‘caso concreto’”, assegurou o conselheiro, em nota em resposta a matéria “Laços de família nos quadros da prefeitura”, publicada na edição do último domingo (15). 

Sobre a relação de sua irmã com o prefeito, Marcos Loreto garantiu que não foi por intermediação dele que Mônica Coelho Loreto foi indicada para um cargo na prefeitura. Loreto destacou que a relação de Mônica com Geraldo vem da segunda administração do ex-governador Miguel Arraes de Alencar (1987-1990).

“A relação dela com a família de Geraldo Júlio é antiga. Vem do segundo governo de Miguel Arraes, quando ela trabalhou na Secretaria de Infraestrutura junto com Mariângela, mãe do atual prefeito. Em 2007, Geraldo convidou-a para trabalhar com ele na Secretaria do Planejamento (quando eu ainda não era conselheiro), em seguida na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, por fim, na Prefeitura do Recife”, sustenta a nota.

Últimas notícias