Memória Política

Operação Condor vira documentário

Movimento político-militar entre ditaduras para eliminar líderes das esquerdas no Cone Sul é tema de produção do cineasta e historiador Cleonildo Cruz

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/11/2013 às 18:49
JC Imagem
Movimento político-militar entre ditaduras para eliminar líderes das esquerdas no Cone Sul é tema de produção do cineasta e historiador Cleonildo Cruz - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Na próxima quarta-feira (13), será realizada a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart (Jango), com acompanhamento de um grupo de trabalho criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com representantes da própria secretaria, da Polícia Federal e da Comissão Nacional da Verdade.

Uma equipe pernambucana também seguirá a São Borja, Rio Grande do Sul, para captar imagens do trabalho, no Cemitério Jardim da Paz. Trata-se de uma equipe que iniciou a produção do longa metragem Operação Condor - Verdades Inconclusas.

O filme é produzido com patrocínio da Petrobras, a partir de roteiro e direção do historiador e cineasta Cleonildo Cruz. A Operação Condor nasceu de uma aliança político-militar entre regimes militares da América do Sul – Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguaia e Uruguai –, com o objetivo de articular e coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras e eliminar líderes da esquerda nos seis países do Cone Sul.

O ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar, deposto e preso (depois exilado) pelo golpe instalado no Brasil em 1964, foi um dos personagens que sobreviveram à repressão e, na volta à normalidade democrática, denunciaram a Operação Condor. Arraes depôs na Câmara Federal, ocasião em que declarou que a aliança militar das ditaduras decorreu do impasse na Guerra do Vietnã, que fez os Estados Unidos temerem confrontos semelhantes com movimentos guerrilheiros na América Latina.

Pela posição “oficial” do regime militar, João Goulart morreu vítima de um ataque cardíaco, no município argentino de Mercedes, em 6 de dezembro de 1976. Devido às suspeitas – inclusive de familiares e políticos – de que Jango tenha sido assassinado por agentes da Operação Condor, a Comissão da Verdade decidiu, em março deste ano, realizar a exumação dos restos mortais.

O cineasta Cleonildo Cruz vem realizando uma série de documentários sobre episódios da vida política nacional. Foram lançados, dentro desta produção, os filmes O Golpe de 1964 em Pernambuco (2008), Replicar dos Sinos – a expulsão do padre Vito Miracapillo do Brasil (2006) e Constituinte 1987-1988  (2012).

Últimas notícias