Luto

Políticos e amigos de todo o Brasil lamentam a morte de Eduardo Campos

Eduardo Campos morreu em um acidente aéreo em Santos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 13/08/2014 às 14:18
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Eduardo Campos morreu em um acidente aéreo em Santos - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 21h08

A morte do candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) nesta quarta-feira (13) após o jatinho onde estava cair em Santos, litoral de São Paulo, chocou muitos amigos e políticos de todo o Brasil. O acidente aconteceu por volta das 10h. A aeronave do candidato saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para o Guarujá, em São Paulo, onde ele tinha evento de campanha na manhã de hoje. Estavam no avião além de Eduardo, outras sete pessoas. Os dois pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins, Pedro Valadares Neto (assessor), Carlos Augusto Leal Filho, conhecido como Percol (Assessor de imprensa), Marcelo Lira e Alexandre Gomes Silva, conhecido como Severo (fotográfo).

Veja vídeos de Paulo Câmara, candidato do PSB ao governo do Estado, e Geraldo Julio, prefeito do Recife:

 

 

Confira o depoimentos dos amigos e políticos:

AMIGOS:

José Barbosa, artista plástico:

" Sempre fui muito amigo da família. Visitei o velho Arraes no exilio da Argelia. Ele (Eduardo) dizia que Arraes ia ser presidente do Brasil, mas foi Eduardo que chegou mais perto...Poxa Dudu...você não podia ter morrido".

Tereza Costa Rego, artista plástica:

" Estou chocada pois conhcei "dudu" na barriga de Ana.Ele escreveu um texto lindo sobre mim em um livro sobre a minha obra. Era de um carinnho enorme quando me encontrava. Minha filha ligou para me contar aos prantos. Estou sem chão e muito deprimida", lamentou. 

Hilton Lacerda, diretor de Tatuagem:

" Estou meio atordoado ainda, mas é preciso registrar que temos hoje incentivo ao cinema local graças ao ex-governador Eduardo Campos. Um Funcultura com edital exclusivo para o audiovisual, eis a grande marca deixada por ele em nosso cenário de cinema".

Alexandre Figueiroa, Professor e crítico de cinema:

"Ele era um político que tinha visão moderna e sabia da importância da comunicação audiovisual em nosso mundo contemporâneo. Seu apoio e incentivo à produção cinematográfica no Estado deve ser lovada, pois apostou na criatividade dos nossos cineastas".  

Camilo Cavalcante, Cineasta:

" Mostrou sensibilidade para a cultura de uma forma geral e especialmente para o audiovisual. Defendeu o que a classe pediu e temos um edital do Funcultura que cresceu e levou o nosso cinema para o patamar que está hoje. A perda é ireparavel tanto na política quanto na classe cinematografica"

Samarone Lima, jornalista e escritor falou que ainda não processou a morte de Ariano, e afirmou está perplexo com a morte de Eduardo. 

"Como todo mundo ainda estou perplexo. Convivi muito tempo com Ariano e sabia que a relação dos dois era de muito afeto, respeito, oe confiança. Ariano se foi a pouco tempo e ainda estamos processando...E agoara vem essa tragédia. Muito triste, muito triste mesmo"

POLÍTICOS: 

Aécio Neves (PSDB), candidato à presidência: 

“É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda é irreparável e incompreensível. Neste momento, minha família e eu nos unimos em oração à  família de Eduardo.”

O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou uma nota de pesar em nome do partido:

"Em função deste trágico fato, a direção nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu cancelar todas as atividades públicas referentes à campanha eleitoral 2014 nas esferas nacional, estadual e municipal, em manifestação de luto com duração de três dias", diz a nota. 

Deputado Rubens Bueno (PPS-PR):

"É difícil imaginar o vazio que se instala com a morte de Camos", diz o deputado.

José Américo Dias, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, enviou uma nota de pesar lamentando a morte do candidato.

"Mesmo agora durante a campanha presidencial, Eduardo Campos manteve uma postura ética e combativa em favor da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Manifesto minha total solidariedade à sua família, aos companheiros do PSB e ao Estado de Pernambuco."

Vice-presidente da República Michel Temer: 

"Não há palavras para descrever a tragédia que hoje se abateu sobre a política brasileira. Eduardo Campos era um político de princípios e valores herdados de sua família e levados com dignidade e honra por toda sua trajetória no Parlamento e no Executivo. Assim como todo o país, estou chocado com esse acidente e com as perdas para amigos e familiares."

Fernando Henrrique, ex-presidente do Brasil: 

"Nesta hora tem que ajudar os familiares, pois é um choque. É uma perda grande, um lider jovem que abria esperanças para o Brasil. 

O deputado João Paulo (PT) disse que Eduardo era muito jovem. "É uma pena, pois ele é muito jovem. Acho que é uma perda significativa. Ele ainda tinha uma contribuição muito grande para dar a política pernambucana e brasileira", declarou.

Silvio Costa (PSC): Nesse momento a gente tem que confortar todos os familiares de Eduardo Campos, que Sempre foi um exemplo de família para todos. Como Pernambucano e eu que tenho 4 filhos e dois netos, desejo que a família tenha muita força para superar esse momento.

Mendonça Filho (DEM): “Isso nos deixa atordoados e sem palavras. O sentimento é de consternação e de paralisia, não dá para acreditar que isso tenha acontecido com um homem como Eduardo Campos: brilhante e apaixonado por tudo aquilo que fazia.

Em entrevista a Rádio Jornal, o senador Humberto Costa (PT) disse que Eduardo revolucionou a gestão pública em Pernambuco.

"As parcerias com o governo federal fizeram com que Pernambuco mudasse em 8 anos de forma profunda. Vejo principalmente as grandes mudanças que ele promoveu em nosso estado como grande legado de sua herança política. É uma perda muito grande. Não me sinto em condições de fazer o julgamento dos desdobramentos políticos. Neste momento estamos profundamente tristes com a perda do ser humano", disse Humberto.

O PSOL-PE emitiu uma nota sobre o acidente. "O PSOL em Pernambuco recebe com muita tristeza esta notícia. Nossa condição de partido que sempre efetivou forte oposição aos governos protagonizados por Eduardo Campos não nos tira neste momento o sentimento de sincero pesar. Pernambuco e o Brasil perdem um quadro político importante, homem público jovem e talhado desde ainda muito cedo na vida pública, adversário político dos mais inteligentes e respeitáveis."

O partido expressou a solidariedade à família do ex-governador de Pernambuco. "Externamos aqui nossa solidariedade principalmente à sua família, a Renata Campos – sua esposa -, sempre presente na caminhada de Eduardo Campos, aos seus cinco filhos e a todos do seu circulo mais próximo, que certamente precisarão de todo conforto fraterno e espiritual neste dramático momento."

Além do candidato a presidente, estavam outras seis pessoas. "Estendemos nossos sentimentos às famílias de Alexandre Severo, Carlos Augusto Leal Filho (Percol), Geraldo da Cunha, Marcos Martins, Marcelo Lyra e Pedro Valadares Neto. Em respeito aos pernambucanos e à família das vítimas, todas as atividades eleitorais de nossas candidaturas, sobretudo as majoritárias, estão temporariamente suspensas", informou o PSOL-PE.

O Pastor Everaldo, candidato do PSC à Presidência, lamentou a morte de Eduardo. Ele disse que perdeu um amigo e que Eduardo era um homem de bem, pai de família e um cidadão que teria muito a contribuir com a democracia brasileira. "Estive com ele na semana passada e pude perceber o comprometimento dele com o País. Meus pêsames à família, aos amigos e que Deus conforte a todos."

"A democracia brasileira perde um dos seus construtores", disse o vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE).

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) também expressou sua tristeza. "Nós estamos chocados. Não esperávamos nunca um acontecimento desta natureza. Nem sabemos ainda das reais causas, mas temos a triste informação de que perdemos nosso grande timoneiro nesse processo eleitoral", disse.

Para Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a morte de Eduardo Campos é uma perda forte para a política nacional.

O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, lamentou a perda de um grande companheiro. "Da minha geração, Eduardo Campos era o político mais brilhante. Sua morte é um prejuízo muito grande para a política brasileira. Ele tinha um talento enorme, muita capacidade de convencimento e governou pernambuco com dinamismo", disse. Renildo este na presença da família de Eduardo Campos, e comentou que as notícias estão sendo recebidas com força. "O que atenuou um pouco a dor é que eles são uma família grande e unida", comentou. "Estamos sem acreditar. É como se isso fosse um sonho do qual vamos acordar", disse.

Últimas notícias