TRANSIÇÃO

Paulo Câmara começa a conversar com atuais secretários

Governador eleito já tem em mente nomes que poderão continuar na sua gestão

Jumariana Oliveira
Cadastrado por
Jumariana Oliveira
Publicado em 29/11/2014 às 8:30
Divulgação
Governador eleito já tem em mente nomes que poderão continuar na sua gestão - FOTO: Divulgação
Leitura:

O governador eleito Paulo Câmara (PSB) já começou a sondar os técnicos que trabalharam na gestão do ex-governador Eduardo Campos e ainda integram o atual secretariado estadual. Nos últimos dias, Paulo conversou com secretários com o intuito de definir os que continuarão integrando o primeiro escalão a partir de janeiro. Um dos nomes procurados foi o responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stafanni, que já está na lista dos que participarão do futuro secretariado. 

O governador ainda não definiu qual a área de atuação de Stefanni a partir do próximo ano, mas ele deverá integrar uma das pastas com perfil técnico. Stefanni ocupa a secretaria de Desenvolvimento Econômico desde 2012. Antes disso, ele ocupou a gerência da Agência de Desenvolvimento do Estado (AD-Diper). Ele é concursado do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Outro que também está cotado para continuar na gestão é o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, que passou a comandar a pasta com a saída polêmica do ex-secretário Wilson Damázio. A tendência é que Carvalho continue na SDS, já que a pasta é considerada técnica e estratégica, pois cuida diretamente do Pacto Pela Vida. 

Integrante da equipe de transição, o secretário de Planejamento e Gestão, Fred Amâncio, também é apontado como membro do futuro secretariado. Paulo ainda vai definir o papel que ele exercerá a partir do próximo ano. Fred esteve presente durante a campanha de Paulo e já pastou por pastas estratégicas na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Fred é auditor fiscal. Ele já comandou a Secretaria de Saúde na gestão de Eduardo e presidiu o Complexo Industrial Portuário de Suape, ligado à pasta de Desenvolvimento Econômico. 

Interlocutores de Paulo Câmara ainda apontam a possibilidade da permanência do atual secretário da Fazenda, Décio Padilha. No entanto, o cargo ocupado por ele não será mais esse. Assim como na maioria dos casos, Paulo Câmara vai definir o papel de Padilha. 

As conversas com aliados políticos deverão ficar para mais adiante. Recentemente, o governador eleito conversou com o deputado federal Danilo Cabral (PSB) sobre a possibilidade de o socialista integrar a gestão. O deputado tem uma relação antiga com Paulo Câmara, que já foi seu chefe de gabinete quando Danilo era vereador. Ainda não foi definida a pasta que Danilo atuará, mas deverá ser uma diferente das que ele já comandou (Danilo foi secretário de Educação e das Cidades na gestão de Eduardo Campos). 

Ontem, Paulo continuou avaliando a estrutura que terá a sua gestão. No entanto, ele ainda não definiu quais as secretarias que serão extintas. A expectativa é que ele conclua essa etapa na segunda-feira. O governador eleito deverá passar o final de semana fazendo os últimos ajustes sobre a composição das pastas.

Últimas notícias