RECIFE

Geraldo Julio articula apoio do PSDB à sua gestão

Prefeito teria feito um convite a vereadora Aline Mariano para integrar a administração municipal

Jumariana Oliveira
Cadastrado por
Jumariana Oliveira
Publicado em 12/02/2015 às 8:30
JC Imagens
Prefeito teria feito um convite a vereadora Aline Mariano para integrar a administração municipal - FOTO: JC Imagens
Leitura:

Depois do alinhamento entre PSB e PSDB na eleição estadual e na disputa pelo segundo turno da campanha presidencial do ano passado, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), está articulando a aliança com os tucanos a nível municipal. Segundo interlocutores da Prefeitura, o gestor já teria tido conversas com a vereadora Aline Marino (PSDB) e a convidou participar da sua administração. A ideia é criar uma secretaria na área social, que deverá ser uma das novidades do governo nesses últimos dois anos da gestão. A pasta seria ligada ao combate às drogas.

O convite, de acordo com interlocutores do governo, já teria sido feito, mas a vereadora ainda não deu a resposta se aceita ou não integrar a gestão. A aliança não seria surpresa porque, assim como os outros membros do partido, a vereadora apoiou a eleição de Paulo Câmara (PSB) ao governo do estado quando o PSDB decidiu se aliar aos socialistas a nível estadual - o partido, inclusive, já participa da gestão de Paulo Câmara na secretaria do Trabalho e Micro e Pequenas Empresas. Além disso, a tucana tem a atuação voltada para a área social na Câmara do Recife. Ela é presidente da Comissão de Direitos Humanos. 

Caso aceite o convite, a Prefeitura terá que enviar um projeto para a Câmara Municipal aprovar a instituição da pasta. A gestão já sinalizou que fará mudanças no organograma municipal. 

Com a viabilização da aliança, o prefeito Geraldo Julio pode ter em mãos um trunfo para garantir um quadro mais estável para a sua reeleição. Com o apoio do PSDB, o principal nome do partido para a disputa, o do deputado Daniel Coelho (PSDB), poderia ser inviabilizado. Daniel disputou a eleição de 2012 e foi o segundo mais votado, com 245 mil votos. Ele não esconde o desejo de disputar novamente. 

Publicamente, os socialistas não falam sobre possíveis conversas com os tucanos. A vereadora foi procurada, mas até o fechamento desta edição não retornou às ligações. O presidente estadual do PSDB, deputado federal Bruno Araújo, foi procurado, mas também não foi encontrado. 

Geraldo Julio não cumpriu agenda no Recife ontem. Ele passou o dia em Porto Alegre, onde apresentou o modelo de gestão do Recife ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB).

Últimas notícias