eleições 2016

Geraldo Julio busca mostrar proximidade com o PMDB de olho em 2016

Nos bastidores, candidatura de Jarbas Vasconcelos à Prefeitura do Recife é cogitada

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 01/07/2015 às 2:00
Foto: Paulo Veras/Especial para o JC
Nos bastidores, candidatura de Jarbas Vasconcelos à Prefeitura do Recife é cogitada - FOTO: Foto: Paulo Veras/Especial para o JC
Leitura:

Buscando afastar as especulações sobre um possível afastamento do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), fez dois gestos para demonstrar afinação com o PMDB. Nessa terça-feira (30), após a inauguração de uma unidade de saúde5, o prefeito garantiu que tem uma relação muito positiva com o ex-governador. Nesta quarta (1º), o socialista vistoria obras com o vice-governador Raul Henry (PMDB), afilhado político de Jarbas.

Nos bastidores, há quem cogite uma eventual candidatura de Jarbas à Prefeitura do Recife no próximo ano. A hipótese ganhou destaque após um jantar do peemedebista com o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), também pré-candidato à PCR, e uma conversa com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), há dois dias. Os tucanos sinalizam que terão uma candidatura própria no Recife apesar de a secretária de Combate ao Crack, Aline Mariano, ser filiada à legenda.

“A relação com Jarbas é muito boa. Desde 2012 nós temos uma relação permanente, temos encontros”, assegurou Geraldo. “Ele é uma liderança nacional. Naturalmente, ele conversa com as lideranças nacionais e locais de todos os partidos. Isso é natural”, avaliou o prefeito.

Nesta sexta, Geraldo Julio faz uma visita de fiscalização às obras dos dois Centros Comunitários da Paz (Compaz) que a prefeitura está construindo no Alto de Santa Terezinha e no Bongi ao lado de Raul Henry. A agenda é vista como um sinal político da proximidade com o PMDB.

“Quando eu lancei na minha campanha o projeto de construir o Compaz, eu já demonstrei que isso era uma ideia que havia sido lançada por Raul como candidato a prefeito na eleição anterior, em 2008”, lembrou o prefeito. “Tenho certeza que ele vai ficar muito feliz com o que ele vai ver”, adiantou.

A construção dos dois Compaz são coordenadas pelo secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, que é indicação do PMDB.

UPINHAS - Com tom político, o prefeito inaugurou nessa terça a Upinha Dia da UR-4 e UR-5, defendendo que sua gestão mudou o padrão do atendimento de saúde no Recife. “A partir dessa Upinha Dia aqui, não tem mais prefeito do Recife, daqui a dez ou vinte anos, que vai fazer gambiarra e entregar postinho de saúde ‘engembrado’, porque o povo não vai deixar”, discursou o socialista. O secretário de Governo, Sileno Guedes (PSB), comparou a ação às obras feitas pelo ex-governador Eduardo Campos.

Orçada em R$ 1,1 milhão, a unidade é a quarta Upinha Dia entregue pela atual gestão. Outras 6 estão em obras. O planejamento de gestão prevê a construção de 22 no total. Na campanha, Geraldo havia prometido erguer 20 Upinhas 24 horas, que funcionam também durante a noite. Três delas foram inauguradas e uma está em construção.

“Na saúde, a gente já investiu mais do que os últimos dez anos. É muita coisa. As pessoas estão vendo. Vamos continuar nesse ritmo. E tenho certeza que vamos construir ainda muitas Upinhas Dia e Upinhas 24 Horas”, disse Geraldo, ao ser questionado se entregaria todas as unidades até o final do mandato.

Últimas notícias