7 de Setembro

Centro do Recife será palco do Grito dos Excluídos

Manifestação já se tornou tradição em todo o País

Mariana Mesquita
Cadastrado por
Mariana Mesquita
Publicado em 07/09/2015 às 0:28
Foto: Sindicato dos Bancários de Pernambuco/Divulgação
Manifestação já se tornou tradição em todo o País - FOTO: Foto: Sindicato dos Bancários de Pernambuco/Divulgação
Leitura:

Além do desfile militar, este 7 de Setembro será palco de outra manifestação que também já virou tradição em todo o Brasil. O Grito dos Excluídos, promovido por diversas organizações sociais, realiza hoje sua 21ª edição. Desta vez, o tema central será "Que País é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?" A concentração começa às 9h, na Praça Oswaldo Cruz (Boa Vista), e a marcha segue pela avenida até a Igreja do Carmo (Santo Antônio), onde o ato deve ser encerrado, às 13h.

Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, outros temas transversais importantes para o País serão lembrados, como a reforma política, a violência contra os jovens e o combate à redução da maioridade penal, sempre trazendo à pauta as reivindicações da população por igualdade, justiça e vida digna. "O Grito dos Excluídos tem uma longa tradição de participação no Recife", afirmou ele, contemporizando um possível esvaziamento devido ao feriado prolongado. Já foram confirmadas as presenças de representantes de diversos sindicatos, do Fórum Dom Hélder Câmara e do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), entre outras organizações.

O Grito dos Excluídos acontece desde 1995. O primeiro surgiu por iniciativa das pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos anos seguintes, as pastorais se juntaram aos sindicatos, organizações e movimentos sociais, com o objetivo de divulgar as demandas da sociedade brasileira e funcionar como contraponto às festividades do Dia da Independência. 

Últimas notícias