eleições 2016

Aécio Neves chega ao Recife sob expectativa de tucanos e socialistas

Senador vai se reunir com o prefeito Geraldo Julio antes de tirar fotos com pré-candidatos tucanos

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 27/11/2015 às 6:00
Foto: Gilberto Marques/A2img
Senador vai se reunir com o prefeito Geraldo Julio antes de tirar fotos com pré-candidatos tucanos - FOTO: Foto: Gilberto Marques/A2img
Leitura:

A chegada do senador Aécio Neves (PSDB) ao Recife nesta sexta-feira (27) é cercada de muita expectativa no PSDB e no próprio PSB. No ninho tucano, existe uma ala que trabalha por uma candidatura própria do deputado federal Daniel Coelho no Recife, enquanto outro grupo defende um alinhamento com a reeleição do prefeito Geraldo Julio (PSB). A primeira agenda de Aécio no Recife será uma reunião com Geraldo no gabinete do prefeito, antes mesmo de seguir para o seminário promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), núcleo programático do PSDB, que ocorre no auditório do JCPM Trade Center, no Pina.

SIGA A VISITA DE AÉCIO A PERNAMBUCO

Um dia antes da visita, o dia foi de cerco socialista aos tucanos. Em São Paulo, o governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu a portas fechadas por quase uma hora e meia com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), apontado como candidato à presidência em 2018, e com o vice-governador Márcio França, presidente do PSB-SP. A reunião ocorreu dias depois de França ter declarado à imprensa que os socialistas têm compromisso com Alckmin, não com o PSDB. Vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara teria tratado com o tucano de questões federativas, dívida dos Estados, subfinanciamento da Saúde, e sobre as “pautas-bombas” em tramitação no Congresso Nacional, segundo a assessoria do Palácio do Campo das Princesas.

Enquanto isso, no Recife, Geraldo Julio exibiu sintonia com a secretária tucana Aline Mariano, de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, ao autorizar a criação de 150 vagas para atender dependentes químicos em comunidades terapêuticas. Em março, quando Aline foi nomeada para a pasta, levando uma parte do PSDB para a base do prefeito recifense, a Executiva Municipal do partido anunciou que teria candidato a prefeito. O PSB espera, porém, que o projeto presidencial tucano faça com que a Direção Nacional do partido priorize uma aliança com os socialistas em Pernambuco.

Nas eleições do próximo ano, o embate entre PSB e PSDB não deve ficar restrito ao Recife. Os dois partidos têm pré-candidatos a prefeito em algumas das principais cidades do Estado, como Olinda, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Após o evento do ITV, Aécio participará de uma sessão de fotos com pré-candidatos a prefeito e a vereador do PSDB de todo o Estado. Em seguida, ele reúne a cúpula tucana para um almoço no Centro do Recife e retorna à Brasília no período da tarde.

Últimas notícias