LEGISLATIVO

Câmara do Recife aprova pedido para tirar livros que tratem de gênero das escolas

O requerimento segue para a mesa do prefeito do Recife, Geraldo Julio, a quem cabe aprovar ou rejeitar o pedido

Marcela Balbino
Cadastrado por
Marcela Balbino
Publicado em 01/03/2016 às 18:26
Foto: Marcela Balbino/Redação JC
O requerimento segue para a mesa do prefeito do Recife, Geraldo Julio, a quem cabe aprovar ou rejeitar o pedido - FOTO: Foto: Marcela Balbino/Redação JC
Leitura:

Por 16 votos a sete, a Câmara dos Vereadores do Recife aprovou nesta terça-feira (1º) o requerimento que pede para a Prefeitura do Recife suspender a distribuição de livros que tenham conteúdos relacionados à identidade de gênero e à diversidade sexual. De autoria do vereador Luiz Eustáquio (Rede), o pedido segue para a mesa do prefeito Geraldo Julio (PSB), que tem a prerrogativa de acatar ou rejeitar a demanda.

Há duas semanas, o tema vem gerando discussões na Casa José Mariano. Mas hoje, apesar dos sete votos contrários, não houve polêmica na aprovação do requerimento. 

Para os legisladores, a obra descumpre os planos estadual e municipal de educação, já que todas as menções ao tema foram retiradas dos dois documentos por pressão das bancadas evangélicas quando os respectivos projetos de lei passaram pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e pela Câmara do Recife.

Nessa segunda (29), Eustáquio reuniu aproximadamente 30 pastores de diversos segmentos evangélicos para pressionar o prefeito a atender a solicitação. 

Os vereadores que votaram contra a retirada dos livros foram: Henrique Leite (PT), Eriberto Rafael (PTC), Osmar Ricardo (PT), Marília Arraes (PT), Jairo Brito (PT), Isabella de Roldão (PDT) e André Régis (PSDB). A bancada evangélica da Casa engrossa o cordão dos que pedem a retirada dos livros das salas de aula.

Últimas notícias