impeachment

Um ano depois, manifestantes voltam a pedir o impeachment de Dilma neste domingo

Protestos ocorrerão em 415 cidades no Brasil e em mais 23 no exterior. Pernambuco terá atos em Recife e Petrolina

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 12/03/2016 às 18:00
Foto: JC Imagem
Protestos ocorrerão em 415 cidades no Brasil e em mais 23 no exterior. Pernambuco terá atos em Recife e Petrolina - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Um ano após os primeiros protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), manifestantes prometem voltar às ruas neste domingo (13) em 415 atos em todo o país e em 23 cidades do exterior para pedir a deposição da petista em um momento crítico para o PT. Além da presidente, o movimento pró-impeachment também deve centrar fogo no ex-presidente Lula (PT), que nos últimos dias foi alvo da Operação Lava Jato e teve a prisão preventiva pedida pelo Ministério Público de São Paulo por causa do triplex.

No Recife, a manifestação ocorre mais uma vez na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul, com concentração marcada para as 10h. Políticos de oposição devem participar do protesto e percorrer o trajeto até o Segundo Jardim de Boa Viagem, como o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), e os prefeituráveis Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM).

O PSB, que na última semana subiu o tom contra o governo e passou a defender novas eleições, não chegou a convocar os militantes para ir às ruas. O governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Julio e o senador Fernando Bezerra Coelho, as três principais lideranças do partido no Estado, não irão ao ato. Já o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, promete participar da manifestação.

Coordenador do Vem Pra Rua conversa com o Blog de Jamildo

Publicado por Jamildo Melo em Sexta, 11 de março de 2016

“Nós não acreditamos que vá ocorrer qualquer tipo de confronto ou incidente. Nós marcamos previamente a manifestação e comunicamos as autoridades competentes. De acordo com a Legislação brasileira não são permitidos outras manifestações com pautas contrárias no mesmo horário e local. Assim, se os apoiadores do governo forem às ruas, não pode ser na Avenida Boa Viagem. O próprio governo tem pedido às pessoas para não ir”, afirma Gustavo Gesteira, coordenador do Vem Pra Rua no Recife.

Nos últimos dias, partidários do governo e manifestantes da oposição se envolveram em conflitos após o acirramento da crise em torno de Lula. Sem apoio oficial do partido, militantes do PT tem convocado um ato cultural a favor da democracia e contra o “golpe” no Marco Zero, também às 10h. A manifestação com o apoio declarado do PT, da CUT e dos demais movimentos sociais será na próxima sexta-feira (18), em Brasília Teimosa, tradicional reduto petista.

Para garantir a segurança, 152 policiais militares vão trabalhar durante o ato na Zona Sul, sob comando do 19º BPM. O policiamento, que também contará com viaturas e motos, ocorrerá ao longo de toda a Avenida Boa Viagem e nos entornos e paradas de ônibus. O Centro Integrado de Controle e Comando Regional vai monitorar toda a operação por meio as câmeras de vigilância dispostas na via.

Além disso, 20 homens do Grupo Tático de Operações (GTO) da Guarda Municipal também estarão atuando durante o protesto. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também vai reforçar o monitoramento da avenida. A fiscalização de trânsito ficará a cargo de 20 agentes que atuarão nos arredores.

Pelo menos três trio elétricos puxarão os manifestantes durante o ato em Boa Viagem. Marca dos protestos no Recife, o boneco gigante do juiz Sérgio Moro também está confirmado, assim como uma orquestra de frevo e uma banda de percussão que cantarão músicas pró-impeachment.Uma ambulância também estará a postos para prestar primeiros-socorros, se necessário.

No Sertão pernambucano, Petrolina também deve ser palco de um ato em defesa do impeachment. Na cidade, a manifestação ocorre no período da tarde, com concentração marcada para as 16h, na Praça da Catedral, no Centro.

Últimas notícias