Eleições 2016

Em Olinda, 131 mil eleitores ainda não fizeram a biometria

Agora só faltam 16 dias para encerrar o cadastramento do público

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 15/03/2016 às 8:10
Clemilson Campos/ Acervo JC Imagem
Agora só faltam 16 dias para encerrar o cadastramento do público - FOTO: Clemilson Campos/ Acervo JC Imagem
Leitura:

Faltando 16 dias dias para encerrar o cadastramento biométrico em mais de 20 municípios de Pernambuco, 43% dos eleitores de Olinda ainda não fizeram a revisão. Segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o último domingo (13/03), 178.387 pessoas já tinham efetuado a mudança, mas ainda restavam 131.078. É a cidade onde o processo está mais atrasado. “Estou tentando há um mês, diariamente, mas não consigo fazer o agendamento”, contou a universitária Patrícia Lôbo, 21, que tenta marcar hora pelo site do TRE e está cansada de ver a mensagem “aguarde a abertura de novas vagas”.

Ela gostaria de receber um comunicado eletrônico, por email ou outro canal, avisando da abertura de vagas. “Um amigo me disse que às quintas-feiras, à tarde, é mais fácil agendar, mas ainda não tive essa sorte”, disse. A partir desta semana, já que o prazo está curto (termina dia 31 de março), Patrícia pretende percorrer os locais para tentar, presencialmente, a vaga.

Eduardo Lucas, coordenador da Biometria em Pernambuco, explica que nesses dias finais a tendência é ampliar o número de cadastramentos diários, com o reforço dado ao serviço extra aberto no Centro de Convenções de Pernambuco, em Salgadinho. “Lá, temos dois ônibus e duas salas, agora contando também com o apoio do Exército”, informa. 

Em Olinda, há atendimento em outros cinco endereços, onde, segundo o coordenador, também são feitos encaixes diários. Nos finais de semana há ainda atendimento no Centro de Convenções, no posto do TRE em Bairro Novo e na antiga Faculdade de Direito (Aeso), na Rua São Bento, Sítio Histórico.

Quem perder a data, terá o título cancelado e só terá o mês de abril para regularizar a situação. Ultrapassada a nova chance, não poderá votar nas próximas eleições. Por isso é importante fazer a revisão ainda em março. É possível que o atendimento do sábado e domingo não funcione no feriado da Semana Santa. De acordo com o TRE, nas outras cidades, a cobertura está mais avançada em Bezerros (76,11% já cadastrados) e em Santa Cruz do Capibaribe (70,51%). Em Paulista, Petrolina, Limoeiro e Vitória de Santa Antão, ultrapassam os 66%. 


Últimas notícias