presídios

Oposição estuda ação civil pública contra secretário Pedro Eurico

MPPE arquivou pedido de investigação da oposição por declarações do secretário de Justiça

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 08/04/2016 às 9:40
Foto: Alepe
MPPE arquivou pedido de investigação da oposição por declarações do secretário de Justiça - FOTO: Foto: Alepe
Leitura:

O pedido da oposição para que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) investigasse a conduta do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, após ele ter afirmado que divulga o seu número de celular nos presídios para receber denúncias de torturas aos detentos, foi arquivado pelo subprocurador Geral de Justiça Clênio Valença Avelino de Andrade. A oposição ainda vai avaliar as justificativas do MPPE, mas o deputado estadual Edilson Silva (PSOL) já adiantou que estuda entrar com uma ação civil pública contra o secretário. Para os deputados, Pedro Eurico 

Ao JC, Clênio de Andrade explicou que os artigos do Código Penal e da Lei de Execuções Penais citados pela a oposição se aplicam a diretores de penitenciárias, agentes ou detentos; não ao secretário, que não tem a função direta de impedir a entrada de celulares nas unidades. “Não vi o secretário cometendo qualquer conduta que pudesse ser tipificada como crime”, assegurou ainda. A análise sobre um eventual crime de improbidade administrativa, que também constava do pedido, foi remetida para a Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público da Capital.

À explicação por escrito enviada ao MPPE, Eurico anexou uma série de matérias jornalísticas que citavam operações realizadas nos presídios do Estado para recolher aparelhos telefônicos, chips e armas. O conteúdo convenceu o subprocurador de que ele não havia permitido a existência de celulares entre os presos, como alegava a oposição.

“Eu ainda não vi as razões que levaram o Ministério Público a arquivar isso. Agora, eu acho lamentável que isso tenha sido feito sem sequer algum ajustamento de conduta. No mínimo alguma recomendação o Ministério Público deveria fazer”, se queixou Edilson. O líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), afirmou que o arquivamento será discutido na próxima reunião da bancada, na semana que vem.

Para o deputado Waldemar Borges (PSB), líder do governo, porém, uma eventual ação civil pública também não deve prosperar. “O posicionamento do Ministério Público revela a inconsistência da iniciativa da oposição, o que todos já sabíamos. Afinal de contas, aquele foi muito mais uma marola política, do que qualquer outra coisa. A preocupação é que esse tipo de iniciativa termine sendo banalizada”, alfinetou.

Últimas notícias