Câmara

Suplência: deputados conquistam mandatos mesmo com desempenho baixo nas urnas

Por força da legislação eleitoral, políticos ocuparão cadeira na Câmara por causa dos puxadores de votos da Frente Popular

Marcela Balbino
Cadastrado por
Marcela Balbino
Publicado em 15/05/2016 às 8:01
Foto: JC Imagem
Por força da legislação eleitoral, políticos ocuparão cadeira na Câmara por causa dos puxadores de votos da Frente Popular - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

De janeiro de 2015 até agora, a bancada pernambucana na Câmara Federal enfrenta dias agitados e a “dança das cadeiras” é intensa. Sete dos 25 parlamentares tiveram votação insuficiente para chegar ao mandato e hoje estão lá por força do coeficiente eleitoral.

Semelhante às eleições de 1990, quando o então candidato a deputado federal Miguel Arraes (PSB) obteve quase 340 mil votos e arrastou candidatos da sua coligação, em 2014 a Frente Popular amealhou 21 partidos e os quatro suplentes que vão assumir o mandato esta semana fizeram parte da composição.

Na época, Arraes elegeu-se como o mais votado em Pernambuco e a acachapante vitória do socialista fez com que alguns deputados da mesma coligação que o socialista conseguissem ser eleitos, enquanto outros nomes com votação mais expressiva ficaram de fora.

Um dos nomes mais lembrados é o do atual prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB). Na ocasião, o comunista recebeu somente 4,5 mil votos, mas chegou a Brasília “puxado” por Arraes. Enquanto isso, o ex-deputado Fernando Ferro (PT) teve 10 mil votos a mais e, mesmo assim, não se elegeu. Outra que também ficou de fora do Congresso na época foi Cristina Tavares, a primeira mulher pernambucana eleita para o cargo (em 1978). Ela obteve quase 15 mil votos.

Em 2014, a última cadeira na Câmara foi ocupada pelo deputado Kaio Maniçoba (PMDB), que recebeu 28.585 votos. Candidato pela coligação do senador Armando Monteiro Neto, o médico Mozart Sales (PT) foi o petista mais votado no Estado, com 73.967 votos, mas ficou de fora, porque o coeficiente eleitoral favoreceu Maniçoba.

Desde 2015, Dona Creuza (PSB) vivia a iminência de assumir uma cadeira na Câmara. Ela obteve cerca de 25 mil votos e era a quinta na lista de suplentes, entre os deputados federais da Frente Popular. Após Paulo Câmara convocar quatro parlamentares para compor o secretariado estadual, a salgueirense tornou-se a primeira da fila de espera.

Roberto Teixeira (PP) teve desempenho pífio nas urnas, pouco mais de 16 mil votos, mas vai ocupar a 25ª cadeira da bancada pernambucana como suplente.

Dos deputados que passaram pela suplência nesta legislatura, o atual ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), é o caso mais chamativo. Ele perdeu a eleição para a Câmara, mas voltou ao Congresso, articulou o processo de impeachment e foi nomeado ministro do governo Michel Temer. 


Últimas notícias