Eleições 2016

Interessados na prefeitura do Recife querem se aproximar dos eleitores durante o São João

Festejos juninos são encarados como ótima oportunidade para "fazer o social" com a população

Franco Benites
Cadastrado por
Franco Benites
Publicado em 13/06/2016 às 16:42
Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Festejos juninos são encarados como ótima oportunidade para "fazer o social" com a população - FOTO: Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Leitura:

Quando se fala sobre festejos de São João em Pernambuco, o pensamento logo remete a Caruaru. A cidade, localizada no Agreste, de fato, é dona da festa junina mais tradicional do Estado, mas o Recife também possui seus focos de animação. E é pensando neles e de olho nas eleições de outubro que os pré-candidatos a prefeito da capital pernambucana começaram a estruturar uma agenda de visitas a bairros e comunidades. 

Os candidatos vão percorrer o maior número possível de arraiais juninos para cristalizar sua imagem junto aos eleitores. Por dever de ofício, o prefeito Geraldo Julio (PSB), candidato à reeleição, irá comparecer aos principais polos de arrasta-pé do Recife. A programação será lançada esta semana, mas ele irá ao tradicional polo do Sítio da Trindade, na Zona Norte, e a apresentações de quadrilhas juninas.

>> Cadê a animação? Véspera de Santo Antônio sem festa no Sítio da Trindade

>> Hemope promove quadrilha junina para sensibilizar sobre a importância da doação de sangue

Mesmo sem a visibilidade que o cargo de prefeito dá a Gerado, os candidatos da oposição não vão deixar o São João passar batido e pretendem visitar os polos oficiais da prefeitura e outros locais. “Vou aproveitar o fim de semana à tarde para ampliar a discussão sobre o programa de governo, mas à noite irei a alguns locais nas comunidades”, informa o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB).

A agenda dos deputados estaduais Priscila Krause (DEM) e Edilson Silva (PSOL) e do deputado federal Daniel Coelho (PSDB), também possíveis adversários de Geraldo, está em fase de montagem. Em comum, a passagem por arraiais em localidades onde se encontram suas bases eleitorais. “Não tenho agenda ainda, mas devo ir para os mesmos lugares que sempre fui”, indica a democrata.

Pré-candidato pelo PV, Carlos Augusto Costa vai se ausentar do Recife por alguns dias e marcará presença em festas em Vitória de Santo Antão, Gravatá e Caruaru. Na capital pernambucana, ele informa que vai à tradicional Caminhada do Forró realizada no Bairro do Recife, no centro da cidade. Já Sérgio Magalhães (PMN) não foi encontrado para detalhar sua agenda junina e João Paulo (PT) tem evitado falar sobre as eleições municipais.

Além das festas nas ruas, os pré-candidatos estudam comparecer a alguns eventos privados para expandir sua presença onde for possível. A exceção fica por conta de Edilson Silva. “Prefiro as brincadeiras na rua, o palhoção nos bairros. Irei circular com amigos e pré-candidatos a vereador pelos bairros”, diz. 

MENOS RECURSOS - O São João, assim como o Carnaval, gera uma grande quantidade de pedidos de apoio financeiro de lideranças comunitárias a políticos com mandatos. No que depender do três deputados estaduais que miram o posto de prefeito do Recife, no entanto, não haverá patrocínio de arraiais e arrasta-pés com dinheiro do Legislativo. 

“Sempre recebemos pedidos, mas não incentivamos essa cultura de vinculação às comunidades via pagamento de festas. Isso não é o papel do parlamentar”, declarou o deputado estadual Edilson Silva (PSDB).

Colega de bancada do psolista na Assembleia Legislativa, Silvio Costa Filho (PRB) tem a mesma opinião. “Os pedidos sempre chegam ao gabinete, mas entendo que esse não é o papel do deputado ou do vereador. O papel do incentivo à cultura é do poder Executivo”, fala.

A deputada estadual Priscila Krause não definiu que tratamento dará aos pedidos. “Chegam alguns pedidos. Está até um pouco maior por conta do ano de crise, algumas pessoas estão preocupadas porque a prefeitura está diminuindo a ajuda. Não sei como vou ligar com isso, mas tem que fazer tudo de uma maneira muito clara e transparente, dentro da legalidade”, afirma.

O cenário econômico adverso e o medo de arrumar problema com a Justiça eleitoral devem frear algumas ações comuns em anos eleitorais. Em 2008, o PSC promoveu o “Arraiá do Seu Cadoca” para dar visibilidade ao então pré-candidato a prefeito.

Também no passado, a ala jovem do DEM aproveitou o período junino para organizar uma festa em uma boa com a presença de Mendonça Filho, hoje ministro da Educação. Já o PT promoveu um evento para mil pessoas na Cachaçaria Carvalheira com o intuito de turbinar a candidatura de João da Costa.

Últimas notícias