Lula na Rádio Jornal

Lula defende Constituinte exclusiva para votar reforma política no Brasil

Para o ex-presidente, a falta de um debate político pode gerar uma sociedade mais conservadora

Franco Benites
Cadastrado por
Franco Benites
Publicado em 12/07/2016 às 15:08
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Para o ex-presidente, a falta de um debate político pode gerar uma sociedade mais conservadora - FOTO: Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Leitura:

Embora a reforma política não tenha avançado em seu governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ela é necessária para resolver parte dos problemas políticos do Brasil. O comentário foi feito nesta terça-feira (12) durante entrevista exclusiva do petista na Rádio Jornal, do Sistema Jornal do Commercio, direto de Petrolina, no sertão pernambucano.

"Acho que a reforma política deveria ser a primeira a ser feita e não deveria ser feita por esses deputados. Deveria ter uma Constituinte exclusiva", apontou.

>> Confira, na íntegra, a entrevista de Lula na Rádio Jornal

De acordo com Lula, é um erro pedir a implementação do Parlamentarismo no Brasil em detrimento do Presidencialismo. "As pessoas se enganam quando acham que só mudar o regime resolve. Tem que mudar a mentalidade, trabalhar a cabeça da sociedade brasileira do ponto de vista político. As pessoas votam no político em um dia e no outro estão xingando", comentou.

Ainda segundo Lula, é preciso que se debata mais político no Brasil. "Se a gente não fizer o debate necessário sobre a crise, a saída da crise, a gente pode ter uma sociedade menos politizada e mais conservadora. O medo, às vezes, faz a gente se tornar conservador. Tem gente que acha que a volta dos militares pode ser uma solução. Precisamos de bom senso", advertiu.

LEIA MAIS:

Lula diz que Dilma errou por não cumprir promessas de campanha ao 'mexer no bolso do trabalhador'

Lula: 'Estão há dois anos investigando e duvido que se ache um empresário a quem eu pedi R$ 10'

Lula: "Para eu não ser candidato em 2018, é só o Brasil dar certo'

Para Lula, América Latina vive processo de "direitização" que precisa ser combatido

Em Petrolina, Lula diz confiar na permanência de Dilma na presidência

Últimas notícias