Lula na Rádio Jornal

Para Lula, América Latina vive processo de "direitização" que precisa ser combatido

Ex-presidente afirmou que onda de conservadorismo também atinge a Europa

Franco Benites
Cadastrado por
Franco Benites
Publicado em 12/07/2016 às 13:54
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Ex-presidente afirmou que onda de conservadorismo também atinge a Europa - FOTO: Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Leitura:

Na entrevista de 45 minutos concedida à Rádio Jornal, direto de Petrolina, no sertão pernambucano, nesta terça-feira (12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre política nacional, mas não deixou de abordar o panorama mundial. Sem citar, nomes ele disse que vê um retrocesso na América Latina.

>> Confira a entrevista de Lula na Rádio Jornal na íntegra

"Eu penso que estamos tendo problemas sérios na América Latina, tem um processo de 'direitização'. Não sei se é a 'fadiga de material' como falava o Eduardo Campos, mas tem uma onda conservadora em vários lugares do mundo e na América Latina. Temos que lutar contra isso", declarou.

Para Lula, o conservadorismo também atinge a Europa. "Veja o que aconteceu na Inglaterra. Por que se voto para a Inglaterra sair da União Europeia? Porque os conservadores votaram. A construção da União Europeia tal como foi feita é um patrimônio da humanidade e isso está sendo desmontado", afirmou.

LEIA MAIS:

Lula diz que Dilma errou por não cumprir promessas de campanha ao 'mexer no bolso do trabalhador'

Lula: 'Estão há dois anos investigando e duvido que se ache um empresário a quem eu pedi R$ 10'

Lula: "Para eu não ser candidato em 2018, é só o Brasil dar certo"

Em Petrolina, Lula diz confiar na permanência de Dilma na presidência

Na análise de Lula, sobrou para o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos. "Acho que um dos problemas que acontecem mo mundo hoje é a falta de liderança. O mundo está mais empobrecido de liderança. Obama vacilou demais no começo da crise, em 2007", falou, referindo-se a uma das recentes crises econômicas mundiais.

Voltando a falar sobre o Brasil, Lula disse que hoje o país sofre de "mau humor" crônico. "Agora vou me meter em eleições municipais no Brasil afora onde for possível na perpsectiva que a gente diminua o mau humor deste Brasil. A gente era o país o mais alegre e de repente a gente percebe um mau humor generalizado, no futebol e na politica", declarou. 

Na defesa da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), Lula ainda declarou que ela sofre com o mau humor generalizado que atinge o País. "Ela foi vítuma desse processo de mau humor. Desde as manifestações de junho de 2013, o Brasil nunca mais foi o mesmo", pontuou.

Últimas notícias