O prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), realizou uma caminhada pelas ruas do bairro de Campina do Barreto, na Zona Norte da cidade, na manhã deste sábado (3). No trajeto, foi acompanhado por militantes e candidatos a vereador, cumprimentando moradores que estavam nas portas das casas e clientes de estabelecimentos comerciais.
O percurso inicial divulgado pela assessoria da campanha de Geraldo Julio (PSB) tinha a caminhada iniciando na Rua Coronel Urbano Ribeiro de Sena, passando pela Rua das Moças e finalizando na Rua Marcílio Dias, totalizando cerca de 750 metros.
Mas o prefeito decidiu abreviar o ato, cerca de 50 metros antes. Na Rua Marcílio Dias estavam taxistas que aguardavam o prefeito para protestar contra o aplicativo Uber.
Geraldo Julio encerrou a caminhada ainda na Rua das Moças, cerca de 50 metros antes de onde os taxistas se encontravam. A assessoria de Geraldo Julio informou que ele ficou sabendo do protesto apenas após deixar o local e que abreviou ao ato antes porque tinha outra agenda com um candidato a vereador.
Ao sair do local, Geraldo falou sobre ações que realizou no bairro, como recapeamento de vias, recuperação da Academia da Cidade, requalificação de praças e iluminação pública. "A receptividade foi muito boa", avaliou o prefeito-candidato.
Nos batidores, foi feita uma denúncia que de os taxistas teriam recebido apoio do candidato Daniel Coelho (PSDB) para o protesto. Foram divulgadas fotos de um carro adesivado com a imagem de Daniel e um candidato a vereador da chapa do tucano abordando um homem com uma faixa semelhante às usadas pelos taxistas no protesto. Na imagem, não é possível ver a placa do carro.
"Queremos que ele cumpra a lei que ele mesmo assinou, que tire os carros do Uber das ruas, o que não foi feito", disse o taxista Walmir Teixeira da Silva. Segundo ele, vários taxistas reduziram os seus ganhos após a entrada do serviço na cidade e muitos estão com dificuldade de pagar suas despesas.
RESPOSTA
Sobre a denúncia de entrega de material para os taxistas, Daniel Coelho afirmou, em nota, que desconhece o fato. "Não sabemos do fato, mas que a indignação com atual gestão a respeito da falta de diálogo com os taxistas é fato de domínio público", afirma o texto.
O protesto dos taxistas não foi o único enfretado por Geraldo Julio na caminhada. No trajeto, duas jovens seguravam cartazes alusivos ao movimento Ocupe Estelita e contrários ao projeto Novo Recife.