eleições 2016

João Paulo promete reduzir comissionados da Prefeitura do Recife

Candidato petista afirmou que irá voltar o número de cargos que tinha na sua gestão anterior

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 04/09/2016 às 15:06
Foto: Mariana Araújo/Especial para o JC
Candidato petista afirmou que irá voltar o número de cargos que tinha na sua gestão anterior - FOTO: Foto: Mariana Araújo/Especial para o JC
Leitura:

Após o candidato a prefeito do Recife do PSDB Daniel Coelho afirmar que irá reduzir o número de cargos comissionados pela metade, caso seja eleito, foi a vez de João Paulo (PT) tocar no assunto. O petista, que já governou a cidade por duas vezes, afirmou que irá voltar ao número de servidores não-concursados que havia na sua gestão, de cerca de 1,6 mil cargos de confiança. A decalaração foi feita durante uma visita ao comitê de um candidato a vereador, no bairro do Jordão, na manhã deste domingo (4), durante uma carreata.

“Segundo os cálculos que nós temos, houve aumento de 100% no número de cargos. A ideia é deixar com a funcionalidade que nós tinhamos quando fui prefeito”, disse. Hoje são 2.660 funcionários, a um custo na folha de pagamento de R$ 140 milhões, segundo o petista.

NÚMEROS

Segundo levantamento feito pelo JC em matéria publicada em julho de 2015, a prefeitura tinha, em dezembro de 2012, ao fim da gestão de João da Costa (PT), 2.590 comissionados. Ao assumir, Geraldo Julio (PSB) baixou o número para 1.328, no mês de abril de 2013. Em maio de 2015, eram 2.593 cargos de confiança na gestão petista. “Vou ver a situação que João da Costa deixou, mas a ideia é manter com o número de cargos que eu deixei”, afirmou João Paulo ao ser questionado sobre o inchaço provocado pelo seu sucessor.

Ao fazer a promessa, Daniel Coelho informou que a estrutura da gestão municipal tem 5,5 mil pessoas trabalhando sem concurso, entre comissionados, funções gratificadas e cargos de confiança sem concurso.

Últimas notícias